Um morto no quarto tiroteio desta semana em Bruxelas
Um novo tiroteio em Bruxelas na noite desta quinta-feira, desta feita no bairro social de Peterbos, na comuna de Anderlecht, resultou numa morte, confirmou o presidente da Câmara, Fabrice Cumps, em declarações à RTBF.
“Os tiros foram novamente disparados ontem à noite na comuna, desta vez no distrito de Peterbos, por volta das 4 da manhã. Uma pessoa, um homem não identificado, morreu. Está em curso uma investigação para determinar as circunstâncias da morte. O juiz investigador e o laboratório científico estiveram o local”, afirmou a porta-voz da polícia, Sarah Frederickx.
Fabrice Cumps reiterou o seu apelo para que sejam fornecidos recursos federais adequados à Polícia Judiciária de Bruxelas, salientando que tal é necessário para desmantelar as redes criminosas responsáveis pelos recentes atos de violência.
"Uma patrulha policial estava presente no momento do incidente, mas é apenas uma solução temporária", afirmou o presidente da Câmara de Anderlecht.
Os ministros do Interior e da Justiça, Bernard Quintin e Annelies Verlinden, já se manifestaram a favor do envio de mais polícias para as ruas de Bruxelas. Numa conferência de imprensa conjunta esta sexta-feira com a Comissária Nacional para a Droga, Ine Van Wymersch, e o Procurador Público de Bruxelas, Julien Moinil, os governantes defenderam que era necessária uma abordagem holística para combater a violência relacionada com a droga, o que implica uma presença policial mais forte, mais recursos para a Polícia Federal e um direcionamento para a própria cadeia de droga, desde o produtor ao consumidor.
O tiroteio da noite desta quinta-feira foi o quarto em três dias, sendo que esta sequência de troca de tiros está a ser investigada como parte de uma ampla disputa entre gangues de tráfico de droga. Na madrugada de quinta-feira, uma pessoa foi baleada numa perna na zona de Clémenceau, também na comuna de Anderlecht.
Na quarta-feira, o presidente da Câmara de Bruxelas, Philippe Close, afirmou que queria instalar uma "unidade de comando" para combater a violência relacionada com drogas.