Donald Trump após assinar uma das suas ordens executivas.
Donald Trump após assinar uma das suas ordens executivas. EPA/ FRANCIS CHUNG / POOL

Trump vai declarar o inglês como língua oficial dos EUA. O que é que isso significa?

Segundo o 'Wall Street Journal', presidente norte-americano vai assinar ordem executiva a declarar, pela primeira vez nos quase 250 anos de história do país, uma língua oficial a nível federal.
Publicado a
Atualizado a

O presidente norte-americano, Donald Trump, vai assinar uma ordem executiva que torna o inglês a língua oficial dos EUA, segundo avança o Wall Street Journal.

Os EUA nunca tiveram uma língua oficial a nível federal - apesar de todos os grandes documentos serem em inglês, a começar pela Declaração de Independência ou a própria Constituição.

O inglês já é contudo a língua oficial em 32 dos 50 estados, sendo que noutros o tema é problemático. No Texas, que chegou a fazer parte do México quando este declarou a independência de Espanha, muitos dos habitantes mais velhos lembram-se de ser punidos por falar espanhol na escola nos anos 1950.

Estima-se que 78% da população dos EUA fale só inglês em casa (números de um estudo de 2023 com base nos dados dos censos), seguindo-se o espanhol (13,4%).

A ordem executiva, que pode ser assinada já esta sexta-feira, vai revogar uma decisão federal do ex-presidente Bill Clinton de 2000 que obrigava as agências e outros recipientes de fundos federais a prestar assistência linguística a pessoas que não falam inglês, segundo o jornal.

As agências poderão contudo continuar a fornecer documentos e serviços noutras línguas, além do inglês. O documento a que o Wall Street Journal teve acesso indica que o objetivo da medida é tornar o inglês a língua oficial é promover a união, criar eficiência a nível governamental e fornecer um caminho para o envolvimento cívico.

O objetivo será ainda, segundo a Fox, celebrar os norte-americanos multilingues, que aprenderam o inglês e o transmitiram aos filhos, ao mesmo tempo que "capacita os imigrantes" para alcançar o sonho americano através de uma língua comum.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt