Donald Trump anunciou várias nomeações na quarta-feira.
Donald Trump anunciou várias nomeações na quarta-feira.EPA/CRISTOBAL HERRERA-ULASHKEVICH

Trump premeia fidelidade de conselheiro preso

Peter Navarro recusou testemunhar perante a Câmara dos Representantes sobre o ataque ao Capitólio. Esteve preso quatro meses e agora vai voltar à Casa Branca.
Publicado a

O antigo conselheiro de Donald Trump na Casa Branca Peter Navarro, que cumpriu pena de prisão relacionada com o ataque de 6 de janeiro ao Capitólio dos Estados Unidos, vai voltar a fazer parte da equipa do presidente eleito. A sua nomeação foi a primeira de vários anúncios que Trump fez na quarta-feira, enquanto a sua escolha controversa para a Defesa, Pete Hegseth, diz que não vai desistir a meio de notícias que dão como provável a sua substituição pelo governador da Florida, Ron DeSantis.

Navarro, que foi conselheiro para as questões do Comércio durante o primeiro mandato de Trump, voltará a ter a mesma função, acrescida da indústria, anunciou o futuro presidente. A posição, escreveu Trump na sua rede social, “aproveita a ampla gama de experiência de Peter na Casa Branca, ao mesmo tempo que aproveita as suas extensas habilidades analíticas de políticas e media”. Quando esteve na Casa Branca, Navarro foi um defensor acérrimo da imposição de tarifas aduaneiras, em especial aos produtos chineses. Navarro, de 75 anos, assumiu a autoria de um plano para subverter os resultados das eleições de 2020 e foi condenado a quatro meses de prisão por desrespeito ao Congresso, depois de ignorar uma intimação da comissão da Câmara dos Representantes sobre a invasão ao Capitólio de 6 de janeiro. 

Entre outras nomeações, Donald Trump anunciou a do bilionário Jared Isaacman para liderar a Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço (NASA). Isaacman, de 41 anos, é fundador e administrador executivo da empresa de processamento de pagamentos Shift4 Payments e estabeleceu uma parceria com Elon Musk e com a sua empresa SpaceX para testar os novos fatos espaciais da empresa. O bilionário fez história em setembro ao completar a primeira caminhada espacial privada na missão Polaris Dawn. Nomeou também Paul Atkins, um empresário que advoga as criptomoedas, para presidir a Comissão de Valores Mobiliários.

A escolha de Trump para chefiar o Pentágono mantém-se tremida. Enquanto Peter Hegseth - apresentador da Fox News que enfrenta alegações de má conduta sexual, consumo excessivo de álcool e má gestão financeira - continua a reunir-se com senadores e representantes para os convencer de que tem o perfil certo, e escreveu um texto no The Wall Street Journal a dizer que vai continuar a lutar, Donald Trump estará a considerara possibilidade de o substituir pelo governador da Florida Ron DeSantis, ou ainda pela senadora do Iowa Joni Ernst.

Diário de Notícias
www.dn.pt