Tigre encontrado depois de uma semana desaparecido no Texas
Um tigre de Bengala que tinha sido visto pela última vez a passear pelos jardins relvados de um subúrbio de Houston, nos EstadosUnidos, deixando os moradores aterrorizados, foi encontrado este domingo e transportado para um santuário animal.
"Já o temos e está saudável", disse o comandante da polícia de Houston, Ron Borza, num vídeo, onde aparece a fazer festas ao felino de nove meses e 90 quilos.
Twittertwitter1393738103425208323
O tigre de Bengala, batizado "India", estava ao cuidado da mulher daquele que será o proprietário do animal, um homem de 26 anos identificado como Victor Cuevas. Foi detido na segunda-feira, libertado na quarta, e novamente preso na sexta-feira, depois de ser revogada a sua liberdade condicional. É acusado de matar um homem no exterior de um restaurante em julho de 2017.
No passado dia 9 de maio, os habitantes de uma zona residencial de Houston viram assustados um tigre a passear pelos relvados. Vídeos mostraram um agente de folga a empunhar uma arma quando viu o tigre. Depois, Cuevas aparece e leva o tigre de carro.
Twittertwitter1391579206262300674
O animal esteve desaparecido durante uma semana, tendo sido recuperado pela mulher do alegado dono, que concordou entregá-lo à polícia, disse Borza aos jornalistas. O advogado de Cuevas disse que ele não é o proprietário, apenas cuida dele de vez em quando.
O comandante da polícia não disse onde é que o felino tinha passado a semana, mas deixou claro que a mulher, cujo nome não foi revelado, sempre soube onde estava.
"Estamos felizes por poder dizer que o tigre desaparecido que foi visto num bairro de Houston na semana passada foi encontrado e não parece estar ferido", disse a polícia.
Ser proprietário de um tigre é ilegal dentro dos limites da cidade de Houston, apesar de ser permitido em várias zonas do estado do Texas, sob algumas condições, mas a polícia indicou que a mulher de Cuevas não enfrenta acusações.
O felino foi transportado para o Cleveland Amory Black Beauty Ranch, em Murchison, no Texas, onde terá o seu próprio habitat com 0,2 hectares de terreno, incluindo uma zona arborizada e uma piscina.
"O nosso objetivo é providenciar a melhor qualidade de vida para o resto da sua vida", disse a diretora do rancho, Noelle Almrud, aos jornalistas.
A WWF (World Wildlife Fund for Nature) estima que existam nos EUA cerca de cinco mil tigres em cativeiro (muitos deles no Texas), um número maior do que toda a população mundial de tigres em liberdade.
Na conferência de imprensa, Borza agradeceu à política de Houston por ter ajudado a encontrar o animal. "Acho que as pessoas achavam que seria fácil apanhar um tigre. Mas não foi de todo", afirmou.