A população Michoacán saiu à rua com receio de réplicas do abalo.
A população Michoacán saiu à rua com receio de réplicas do abalo.EPA/MARIO GUZMAN

Terremoto de 6.1 no México. Autoridades acionam alerta sísmico na capital

Autoridades mexicanas garantem que não há registo de incidentes graves na sequência do tremor de terra. Proteção civil acionada e autoridades monitorizam a situação.
Publicado a

Um sismo com magnitude de 6.1 na escala de Richter foi sentido no estado mexicano de Michoacán, na costa oeste do México, durante a madrugada deste domingo, o que levou as autoridades a acionarem, pelas 2.35 horas (8.35 horas em Lisboa) um alerta sísmico para a Cidade do México, a capital daquele país.

Segundo o jornal El Universal, o epicentro do sismo foi localizado a 47 quilómetros de Coalcoman, no sudoeste do estado de Michoacán.

O abalo levou o governo da capital mexicana a ativar a proteção civil e acionar um alerta sísmico.

“Amigos, espero que todos estejam bem. Acabámos de ativar o protocolo de emergência na cidade devido ao terramoto que ocorreu há instantes. Até ao momento o balanço é branco [sem mortes registadas], mas vamos estar atentos para vos manter atualizados. Todos os serviços de emergência estão a funcionar e a responder às vossas comunicações através do *911”, escreveu Clara Brugada, chefe do governo da Cidade do México na rede social X (antigo Twitter).

Autoridades não registam danos apesar do sismo

Apesar do alerta na capital, as autoridades mexicanas não registaram quaisquer vítimas mortais ou danos nas infraestruturas do país.

O governador de Michoacán, Alfredo Ramirez, já fez saber não ter recebido qualquer informação de "grandes problemas" e garantiu que os serviços de emergência e a proteção civil continuam a monitorizar a situação. "Apelamos à população que mantenha a calma", escreveu na rede social X.

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, também já veio a público assegurar que não há incidentes a registar na sequência do sismo e que os protocolos de segurança estão ativados.

Diário de Notícias
www.dn.pt