Exclusivo Taiwan brinda à Lituânia com rum bloqueado pela China 

A Lituânia tem liderado os esforços europeus para o estreitamento de relações com Taiwan. Pequim retaliou com medidas diplomáticas e sobretudo económicas.

No mais recente capítulo da disputa entre a pequena Lituânia e a gigante China, Taiwan encomendou milhares de garrafas de rum lituano, que iriam ficar bloqueadas por Pequim, enquanto em Vilnius o presidente deu sinais, senão de cedência, pelo menos de desacordo com a política externa do governo. Ainda assim, tal como a Lituânia teve um papel pioneiro na desagregação da União Soviética há quem veja um papel de charneira numa mudança de relacionamento dos países ocidentais com a China e com Taiwan, e que não passa pela questão do reconhecimento diplomático.

A companhia estatal de tabacos e bebidas espirituosas de Taiwan, TTL, informou ter comprado 20 400 garrafas de rum escuro lituano que tinham sido expedidas para a China mas que iriam ficar bloqueadas em resultado da batalha diplomática entre Pequim e Vilnius. A remessa deverá chegar à ilha Formosa no final do mês. "A TTL posicionou-se na altura certa, comprou o rum e trouxe-o para Taiwan. A Lituânia apoia-nos e nós apoiamos a Lituânia. A TTL convida a que se faça um brinde a isso." Prova de que o brinde não é apenas simbólico, o Conselho de Desenvolvimento Nacional de Taiwan publicou no Facebook receitas de cocktails com a bebida.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG