Sagui Dekel-Chen e a mulher Avital.
Sagui Dekel-Chen e a mulher Avital.IDF

Refém libertado pelo Hamas só agora soube o nome da filha que nasceu enquanto estava em cativeiro

Dekel-Chen vai reencontrar as filhas Gali e Bar ainda neste sábado e finalmente conhecer a pequena Shahar.
Publicado a
Atualizado a

O refém israelito-americano Sagui Dekel-Chen soube apenas neste sábado o nome da filha mais nova, que nasceu dois meses depois de ele ter sido sequestrado pelo Hamas, em outubro de 2023.

Em imagens publicadas este sábado pelas autoridades israelitas, Avital, a mulher de Dekel-Chen, chorou de emoção ao abraçar o marido 16 meses depois. A menina chama-se Shahar Mazal, que pode ser traduzido como "amanhecer da sorte" para português

Dekel-Chen vai reencontrar as filhas Gali e Bar ainda neste sábado e finalmente conhecer a pequena Shahar.

O grupo islamita Hamas libertou este sábado, como previsto, três reféns israelitas, fazendo-os desfilar perante uma multidão na entrega à Cruz Vermelha, na Faixa de Gaza, exibindo-os num palco. Foram entretanto já levados para casa.

Estes três reféns israelitas foram libertados ao abrigo do acordo de tréguas firmado entre Israel e o grupo islamita palestiniano Hamas, que também prevê a libertação de prisioneiros palestinianos.

Na sexta-feira, o gabinete governamental israelita confirmou a identidade dos três reféns, todos homens e com dupla nacionalidade: Sacha Troufanov (israelo-russo, 29 anos), Sagui Dekel-Chen (israelo-americano, 36 anos) e Yair Horn (israelo-argentino, de 46 anos). Todos foram raptados pelo Hamas a 07 de outubro de 2023, dia do ataque do grupo extremista no sul de Israel, no 'kibutz' (comunidade) Nir Oz.

Do lado israelita também foi cumprido o acordo. Israel começou este sábado a libertar dezenas de prisioneiros palestinianos depois de o Hamas ter libertado mais três reféns na Faixa de Gaza, de acordo com o estabelecido no frágil cessar-fogo, que permanece intacto.

O movimento Crescente Vermelho revelou que quatro prisioneiros palestinianos libertados foram levados para o hospital devido ao seu “estado crítico de saúde”.

No âmbito deste acordo, são libertados por Israel 369 prisioneiros e detidos palestinianos, incluindo 36 que cumprem penas de prisão perpétua por ataques mortais.

Sagui Dekel-Chen e a mulher Avital.
Acordo cumprido. Hamas liberta três reféns israelitas e Israel solta 369 prisioneiros palestinianos
Sagui Dekel-Chen e a mulher Avital.
Hamas diz que Israel tem a responsabilidade de iniciar 2.ª fase das negociações "sem demora"

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt