Primeiro-ministro tailandês pulveriza jornalistas com álcool-gel (com vídeo)

Conferência de imprensa de Prayuth Chan-ocha termina em desinfeção aos jornalistas da primeira fila.

O insólito voltou a acontecer com o primeiro-ministro tailandês. Desta vez foi uma pergunta de um jornalista durante a sua conferência semanal em Banguecoque, que Prayuth Chan-ocha surpreendeu, ao pulverizar os jornalistas com álcool-gel.

Questionado sobre uma remodelação do governo, Chan-ocha mostrou a sua irritação ao dizer para os jornalistas se meterem na sua vida. Ato contínuo, pegou num frasco de álcool-gel e atingiu os jornalistas da fila da frente antes de sair, embora tenha permanecido mais uns segundos a trocar argumentos com alguns dos jornalistas e a fazer uso do spray.

Na última semana de fevereiro, três ministros foram condenados por insurreição em protestos ocorridos contra o governo, ocorridos em 2014, e que culminaram com o golpe liderado pelo então comandante do exército Prayuth Chan-ocha.

O chefe do executivo é conhecido pelo seu comportamento imprevisível e crítico em relação aos media. Certa vez atirou uma casca de banana aos operadores de câmara enquanto acariciava os ouvidos de um jornalista. Noutra ocasião, após ter recusado falar aos meios de comunicação social, apontou para uma imagem sua em tamanho real, e disse "perguntem a este tipo".

Enquanto os seus próximos são condenados (e libertados sob caução), na segunda-feira três destacadas figuras pró-democracia viram negada fiança num tribunal de Banguecoque. Estão acusados de insultar a monarquia durante um comício na capital tailandesa em setembro, um protesto que exigia a demissão do governo de Prayut Chan-ocha e a aprovação de uma nova constituição.

A detenção dos ativistas motivou uma manifestação no mês passado, reprimida pela polícia com balas de borracha, gás lacrimogéneo e canhões de água.

Segundo a AFP há pelo menos 57 outros manifestantes que enfrentam acusações de difamação à monarquia, incluindo três menores.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG