Político de extrema-direita esfaqueado na Alemanha. Suspeito com problemas psíquicos
JENS SCHLUETER / AFP

Político de extrema-direita esfaqueado na Alemanha. Suspeito com problemas psíquicos

A polícia alemã refere que o suspeito foi detido, não havendo provas de que soubesse quem era a vítima. O ataque com faca ao membro do AfD aconteceu na cidade de Mannheim, perto da mesma praça onde um outro ataque com arma branca resultou na morte de um polícia.
Publicado a
Atualizado a

Um membro do partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) foi esfaqueado na cidade de Mannheim, no sudoeste da Alemanha, noticiou esta quarta-feira a agência de notícias alemã DPA.

O ataque com faca ao membro do AfD aconteceu na noite de terça-feira, perto da mesma praça onde na sexta-feira um outro ataque com arma branca deixou um polícia morto e outras cinco pessoas feridas.

O integrante do partido de extrema-direita ferido no ataque é candidato às eleições autárquicas de domingo no estado de Baden-Wuerttemberg, onde fica Mannheim, segundo a DPA, indicando que o agressor foi detido. 

De acordo com a agência de notícias EFE, citando órgãos de comunicação sociais alemães, o candidato do AfD que sofreu o ataque é Heinrich Koch. A EFE indicou ainda que outras duas pessoas fugiram do local do ataque.

A polícia alemã já veio dizer, entretanto, que o suspeito, sofre de problemas psíquicos e não há provas de que soubesse quem era a vítima. 

"De acordo com os primeiros resultados da investigação, não há provas concretas de que o suspeito soubesse, no momento do ataque, que a vítima era membro da AfD", declarou a polícia num comunicado.

O suspeito, de 25 anos, destruiu vários cartazes eleitorais na terça-feira à noite antes de ser perseguido e apanhado por um membro da AfD, que feriu com um x-ato.

Fugiu em seguida e foi detido pelos agentes policiais sem oferecer qualquer resistência, tendo sido depois enviado para um hospital psiquiátrico, disse a polícia.

A agência de notícias alemã informou que o político da AfD ainda estava no hospital devido aos cortes que sofreu, mas sem risco de morte. 

O porta-voz do AfD, Emil Sänze, falou num ataque extremista de esquerda, facto que ainda não foi confirmado oficialmente, divulgou a EFE.

"Estamos chocados e consternados", disse o líder local do AfD, Markus Frohnmaier, à agência de notícias alemã.

A polícia de Mannheim confirmou que um incidente ocorreu na noite de terça-feira e disse que divulgaria mais detalhes mais tarde, segundo a DPA.

Na sexta-feira, um homem afegão de 25 anos esfaqueou vários membros de um grupo que se descreve como opositor ao "Islão político". O grupo Pax Europa descreve-se como uma organização que informa o público sobre os perigos representados pela "crescente difusão e influência do Islão político".

Michael Stürzenberger, um ativista anti-islâmico que é uma das principais figuras do grupo, estava entre os feridos. O agressor ainda permanece no hospital.

O ataque de terça-feira é o mais recente de uma série contra políticos do país, que está a levantar preocupações sobre o aumento da violência política na Alemanha.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt