Padre ortodoxo russo agride capelão ucraniano com crucifixo num funeral

O caso aconteceu no dia 22 na cidade de Mylolaiv. O motivo terão sido críticas feitas a Putin durante o discurso no funeral.
Publicado a
Atualizado a

Um padre da Igreja Ortodoxa russa, Mykhailo Vasylyuk, agredir o capelão ucraniano Anatoliy Dudko com uma cruz durante o funeral de um soldado de Kiev. A notícia o respetivo vídeo foi avançada pela agência de italiana ANSA.

O agressão aconteceu na cidade ucraniana de Mykolaiv, a 22 de julho, durante o momento em que Anatoly, religioso da Igreja Ortodoxa da Ucrânia, celebrava o funeral do militar Oleksandr Zinivy.

As imagens foram divulgadas nesta sexta-feira pela imprensa local. Tudo terá acontecido devido ao facto de o pároco ucraniano ter alegadamente insultado Putin e culpá-lo pela guerra na Ucrânia durante o seu discurso, algo que irritou o ortodoxo russo e motivou a agressão.

No vídeo que corre nas redes sociais vê-se o padre russo a subir ao altar no momento em que Mykhailo Vasylyuk discursava. Com uma cruz na mão, começou por empurrá-lo e depois tentou atingi-lo com a cruz. O caso não tomou maiores proporções devido à pronta intervenção de dois soldados que se encontravam junto ao altar.

O ativista local Serhiy Timkov, numa mensagem colocada no Facebook, garantiu que Anatoliy sofreu ferimentos leves e que uma cruz que tinha ao pescoço foi partida pelo padre Mykhailo.

De acordo com o site Vinbazar, a polícia da cidade de Vinnytsia foi avisada do ocorrido e o caso está a ser investigado.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt