O presidente da Autoridade do Canal do Suez (SCA) disse este sábado que o vento forte não era a principal razão para o encalhamento do porta-contentores MV Ever Given.."Os ventos fortes e as condições meteorológicas não foram a principal razão para o encalhamento do navio, pode ter havido erro técnico ou humano", disse Osama Rabie, numa conferência de imprensa no Suez, citado pela AFP..O presidente da Autoridade do Canal do Suez disse ainda não poder dizer quando este importante canal marítimo, bloqueado desde terça-feira pelo porta-contentores "Ever Given", será desbloqueado.."É difícil avançar uma data para resolver o problema", disse Rabie, citado pela Lusa, na conferência de imprensa na sede daquela Autoridade, na cidade de Ismailia, naquela que foi a sua primeira aparição pública perante os jornalistas..Osama Rabie afirmou-se, ainda assim, otimista quanto à possibilidade de o enorme navio ser desencalhado pelos 14 rebocadores que desde sexta-feira o tentam mover, embora tal esteja dependente de uma maré favorável. "Podemos acabar hoje ou amanhã [sábado ou domingo], dependendo da resposta do navio". Rabie disse aos jornalistas que até sexta-feira foram movidas 20 mil toneladas do Ever Given. Também foram retiradas 9 mil toneladas de água..A crise no canal do Suez tem efeitos na cadeia de abastecimento mundial, forçando as empresas a considerar opções mais dispendiosas pelo sul de África, pela cabo da Boa Esperança, o que se representa, em média, mais 12 dias de viagem. .Vários especialistas tinham atribuído o encalhamento do navio porta contentores a uma tempestade areia que impediu a visibilidade. Nos mais de 200 navios em espera estão biliões de euros em mercadorias que deveriam chegar à Europa e Ásia. .A situação também tem impacto nos cofres do Egito que estão privados de receitas na ordem dos 12 milhões de dólares por dia. .Com a dimensão de aproximadamente quatro campos de futebol, o Ever Given está encalhado na diagonal do Canal do Suez, bloqueando a travessia em ambos os sentidos. .Desde terça-feira que está encalhado no Canal de Suez o barco porta-contentores "Ever Given", com 400 metros de comprimento e uma capacidade superior a 200 mil toneladas..O encalhamento bloqueou esta rota entre os mares Mediterrâneo e Vermelho, deixando mais de 230 navios à espera para poderem avançar..Um relatório da seguradora francesa Euler Hermes, filial da alemã Allianz, estima que o encerramento do canal pode custar ao comércio internacional, por dia, entre seis mil milhões e dez mil milhões de dólares (entre 5.100 milhões e 8.500 milhões de euros).