Morreu aos 110 anos Donald Rose, "herói" da II Guerra Mundial e o homem mais velho do Reino Unido
O homem mais velho do Reino Unido, Donald Rose, veterano da Segunda Guerra Mundial e residente em Erewash, no norte de Inglaterra, morreu aos 110 anos. A morte foi anunciada na última sexta-feira (11) pelo líder do Conselho Municipal, James Dawson, que lhe chamou “um herói de guerra” e sublinhou o privilégio que a comunidade teve em tê-lo como cidadão.
Nascido a 24 de dezembro de 1914, em Westcott, a sudoeste de Londres, Rose entrou para o exército aos 23 anos. Serviu no norte de África, em Itália e participou no desembarque aliado na Normandia, a 6 de junho de 1944. Mais tarde, integrou a divisão que libertou o campo de concentração de Bergen-Belsen, no norte da Alemanha, experiência que marcou profundamente a sua vida.
Em maio deste ano, Rose foi um dos convidados de honra numa cerimónia no National Memorial Arboretum para assinalar os 80 anos do Dia da Vitória na Europa, organizada pela Royal British Legion. Recordou então que, em 1945, não chegou a celebrar o fim da guerra, por estar ainda em Belsen com as tropas britânicas. “Fizemos apenas o que achámos correto e foi um alívio quando acabou”, afirmou nessa ocasião.
O veterano foi distinguido com várias medalhas e recebeu também a Legião de Honra francesa, a mais alta condecoração atribuída pelo Governo de França.