EUA. Partido Democrata escolheu Ken Martin como novo líder
O Partido Democrata norte-americano elegeu este sábado o seu novo líder. Trata-se de Ken Martin, líder democrata no Minnesota há mais de uma década e que terá agora a responsabilidade da renovação no partido após a derrota de Kamala Harris nas eleições presidenciais.
Martin, de 51 anos, foi eleito presidente do Comité Nacional Democrata (DNC), o secretariado do partido, obtendo o apoio de 246 de seus 448 membros, o que lhe deu a maioria necessária para vencer na primeira volta, revela a agência EFE.
O político, que já era vice-presidente do comité, venceu rivais como Ben Wikler, presidente do DNC em Wisconsin desde 2019; ou Martin O'Malley, ex-governador de Maryland.
Após a confirmação da vitória, Martin pediu a unificação dos democratas “contra Donald Trump e os bilionários que compraram este país”, escreve a EFE.
"Recebemos um murro na boca em novembro, não há outra maneira de o dizer. Estou a concorrer à presidência do DNC porque é hora de nos levantarmos", disse, argumentando que o partido precisa de reconquistar a confiança dos americanos.
A nova liderança democrata tem uma tarefa difícil pela frente, pois precisa de reconstruir a imagem do partido num período em que o domínio republicano se estende também à Câmara dos Representantes e ao Senado.