Egito finaliza plano de reconstrução de Gaza que apresentará na cimeira arábe
HAITHAM IMAD/EPA

Egito finaliza plano de reconstrução de Gaza que apresentará na cimeira arábe

Plano mantém os cidadãos palestinianos em Gaza durante o processo de reconstrução.
Publicado a
Atualizado a

O primeiro-ministro do Egito, Mustafa Madbuli, reuniu-se este sábado com o homólogo palestiniano, Mohamed Mustafa, para discutir os pormenores do plano de reconstrução da Faixa de Gaza, que será apresentado na cimeira árabe de emergência de terça-feira.

No encontro, que decorreu na capital do Egito, Madbuli assinalou que "o Governo egípcio preparou um plano integrado para a rápida recuperação e reconstrução da Faixa de Gaza, que mantém os cidadãos palestinianos em Gaza durante o processo", segundo o comunicado do Conselho de Ministros.

A nota não adianta mais detalhes sobre o plano, que será apresentado pelo Egito aos líderes dos 22 países da Liga Árabe na reunião de emergência prevista para terça-feira.

Na cimeira, os líderes árabes procurarão unificar uma posição sobre a decisão dos Estados Unidos e de Israel de expulsar os palestinianos de Gaza.

O primeiro-ministro do Egito reiterou o forte apoio à Palestina e aos seus direitos, especialmente o direito à autodeterminação e independência do Estado palestiniano nos termos de 04 de junho de 1967, com Jerusalém oriental como capital.

Madbuli destacou ainda os esforços do Egito para implementar o acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza.

No encontro estiveram também presentes o ministro da Cooperação Internacional palestiniano, Wael Zaqut, e o embaixador do Estado da Palestina na República Árabe do Egipto, Diab al Luh.

Por sua vez, o primeiro-ministro da Palestina agradeceu os esforços egípcios em apoiar o povo palestiniano e reconstruir a Faixa de Gaza, segundo o comunicado.

Egito finaliza plano de reconstrução de Gaza que apresentará na cimeira arábe
Dinheiro a cair do céu e luxo. Trump divulga filme de Faixa de Gaza transformada em destino turístico

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt