Em Tarazona choveu 20 litros por metros quadrado em uma hora.
Em Tarazona choveu 20 litros por metros quadrado em uma hora.DR

Dois desaparecidos nas inundações causadas pela tempestade em Espanha (com vídeos)

As províncias da Catalunha e Aragão tiveram várias zonas alagadas e muitos estragos causados pela subida do leito dos rios.
Publicado a

Os bombeiros da Catalunha estão a procurar duas pessoas desaparecidas este sábado, 12 de julho, no município de Cubelles, a sul de Barcelona, depois de terem sido arrastadas pelas águas do rio Foix, que transbordou devido às chuvas intensas naquela região, provocando inundações. Também o rio Cardener arrastou vários veículos na cidade de Súria.

A tempestade intensificou-se no início da tarde entre as regiões de Barcelona e Girona, onde o alerta foi suspenso no início da noite. O 112 recebeu mais de 1250 chamadas devido às fortes chuvas, enquanto os bombeiros da Generalitat responderam a um total de 732 chamadas até as 16h30 devido às chuvas.

Além de inundações, em Vilafranca del Penedès registaram-se inclusive cortes de energia e o hospital regional teve que ser encerrado.

O mau tempo na Catalunha interrompeu o ainda serviço ferroviário e de alta velocidade, que entretanto começou a ser retomado gradualmente.

Já em Tarazona, na província de Aragão, também afetada pela tempestade, a noite de sexta-feira foi especialmente dura, uma vez que ali choveu 20 litros por metros quadrado em uma hora.

A avenida principal foi inundada, causando estragos em vários estabelecimentos comerciais, sendo que uma garagem, com uma dúzia de carros e oito motos, ficou alagada, obrigando os bombeiros a muitas horas a bombear água. Há ainda registo para várias estradas cortadas.

A agência meteorológica de Espanha retirou entretanto os alertas de chuva torrencial, de acordo com a atualização das 21h00, mas manteve o alerta amarelo para chuva e tempestades nas Ilhas Baleares.

Diário de Notícias
www.dn.pt