Descobertas provas que Hamas tem tecnologia para fabricar mísseis teleguiados
Militares israelitas descobriram em túneis na Faixa de Gaza que o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) tem materiais e a tecnologia necessários para fabricar mísseis teleguiados, com a ajuda do Irão, foi este domingo divulgado.
Segundo a Europa Press, as Forças Armadas israelitas encontram, num túnel em Tuffá, na cidade de Gaza, perto da fronteira com Israel, uma fábrica subterrânea de foguetes de tecnologia básica que podem ser convertidos em projéteis mais precisos.
No decurso da operação militar foram encontrados manuais de treino iranianos, muito semelhantes aos apreendidos no sul do Líbano ao Hezbollah, com indicações para melhorar foguetes com sistema GPS instalado na cabeça do projétil.
De acordo com as Forças Armadas israelitas, na fábrica, a cerca de 100 metros de profundidade, foram também encontrados componentes que atestam que o Hamas aprendeu, sob orientação iraniana, como operar e construir componentes de precisão e armas estratégicas.
No arsenal do Hamas, segundo Israel, foram encontrados foguetes de baixa precisão, mísseis antitanques teleguiados e pequenos 'drones' explosivos, bem como submarinos-bomba autónomos e armas antiaéreas.