Cerimónia inédita. Neta de Joe Biden casou-se na Casa Branca
O presidente Joe Biden deu as boas-vindas aos convidados à Casa Branca no sábado para o casamento da sua neta Naomi, numa cerimónia inédita e testemunhada por cerca de 250 convidados. A advogada de 28 anos, residente em Washington, casou-se com Peter Neal, de 25 anos, licenciado em Direito, no relvado sul da mansão,
"Tem sido uma alegria ver Naomi crescer, descobrir quem ela é, e construir uma vida tão incrível para si própria", disse o presidente e a primeira dama Jill Biden em declaração. "Agora, estamos cheios de orgulho por vê-la escolher Peter como seu marido e temos a honra de o receber na nossa família", acrescentaram eles. "Desejamos-lhes dias cheios de risos e um amor que se vai aprofundando a cada ano que passa". Naomi Biden é a filha mais velha de Hunter, filho do presidente.
Não é inédito que a mansão presidencial seja decorada para bodas nupciais. A Associação Histórica da Casa Branca diz que foram realizados 18 casamentos na mansão, incluindo os da filha de Richard Nixon, Tricia, em 1971, e o do fotógrafo oficial de Barack Obama, Pete Souza, em 2013.
A associação diz que em quatro vezes a Casa Branca também organizou receções para casamentos realizados noutros locais, como por exemplo a da filha de George W. Bush, Jenna, em 2008. Mas esta é a primeira vez que a neta de um presidente se casa naquele local.
A Casa Branca, na sua breve declaração, disse que os Bidens organizaram um almoço de casamento para a família e a festa de casamento na Sala de Jantar do Estado, e que estava planeada uma festa para mais tarde, num evento estritamente privado, o que levantou críticas. "A imprensa da Casa Branca cobriu os casamentos ali realizados ao longo da história porque o espaço pertence ao povo norte-americano e a participação de um presidente é um evento de interesse nacional", disse Kelly O'Donnell, uma repórter da NBC, que deverá tornar-se na próxima presidente da Associação de Correspondentes da Casa Branca.
Biden está muito próximo dos seus netos, que lhe chamam Pop e são frequentemente vistos com ele, inclusive em alguns eventos oficiais.
Naomi tem o nome da primeira filha do presidente, que morreu em bebé num acidente de carro em 1972, que também tirou a vida da sua primeira mulher.
A imprensa norte-americana tem afirmado que Naomi Biden desempenha um papel importante no círculo interno do presidente e pressionou-o, por exemplo, a candidatar-se à presidência em 2020.