EPA/JIJI PRESS JAPAN
EPA/JIJI PRESS JAPAN

Avião com cerca de 400 pessoas a bordo ardeu na pista do aeroporto de Tóquio. Colisão fez cinco mortos

Todas as pessoas foram retiradas do avião da Japan Airlines, que colidiu com aparelho da Guarda Costeira, onde seguiam a bordo seis pessoas, cinco das quais morreram. Há ainda a registar um ferido grave.
Publicado a
Atualizado a

Um avião da Japan Airlines incendiou-se e esteve em chamas numa das pistas do aeroporto internacional de Haneda, em Tóquio, após ter realizado, esta terça-feira, a operação de aterragem. Todas as pessoas que seguiam a bordo, cerca de 400, foram retiradas da aeronave, segundo a televisão NHK.

O avião A-350 colidiu com um aparelho da Guarda Costeira, onde seguiam seis pessoas a bordo, cinco das quais morreram, segundo a NHK. Há ainda a registar um ferido grave. Esta segunda aeronave, segundo o The Guardian, transportava material para ajudar na operação de emergência relacionada com o sismo de segunda-feira que fez mais de 30 mortos.

Imagens divulgadas pela estação de televisão mostram chamas do lado esquerdo do avião da Japan Airlines, com 379 passageiros e tripulantes, no momento da aterragem. 

Segundo a televisão NHK, citada pelas agências internacionais, a companhia aérea indicou que se tratava de um voo proveniente da ilha de Hokkaido e disse que todos os passageiros tinham sobrevivido ao impacto.

Os bombeiros estavam no local a tentar extinguir as chamas.

As primeiras informações sugerem que o avião, com 367 passageiros e 12 tripulantes a bordo, colidiu com um avião da Guarda Costeira do Japão que se encontrava na pista do aeroporto de Haneda no momento da aterragem.

Cinco dos seis membros da tripulação do avião da Guarda Costeira permaneciam desaparecidos, enquanto o sexto conseguiu sair do avião.

O porta-voz da Guarda Costeira, Yoshinori Yanagishima, confirmou a colisão entre o avião MA722 e o avião da Japan Airlines.

Segundo a mesma fonte, o piloto foi retirado do avião e contactou as autoridades, mas os outros cinco membros da tripulação estão desaparecidos e o estado do avião também é desconhecido.

O Ministério do Território, das Infraestruturas e dos Transportes do Japão anunciou a abertura de um inquérito para determinar as causas do acidente.

O aeroporto de Haneda é um dos mais movimentados do Japão e, nesta altura, muitas pessoas viajam nas férias de Ano Novo.

Com Lusa

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt