Crise da habitação preocupa australianos
Crise da habitação preocupa australianosEPA

Austrália vai proibir compra de casas por estrangeiros para combater a crise de habitação

Restrição vai estar em vigor durante dois anos.
Publicado a
Atualizado a

O governo australiano anunciou, neste domingo, que vai proibir investidores estrangeiros de comprar casas no país durante dois anos, numa medida que visa aliviar a pressão sobre o mercado imobiliário. A restrição entrará em vigor a partir do próximo dia 1 de abril e estende-se até 31 de março de 2027, com possibilidade de ser renovada no final do período, dependendo de futura avaliação.

O executivo australiano espera que a medida liberte aproximadamente 1.800 propriedades por ano para compradores locais, contribuindo para aumentar a oferta de casas, um dos principais pontos da agenda habitacional do país.

O problema da habitação na Austrália atingiu níveis históricos de insatisfação e a questão tem sido central no debate político, especialmente com as eleições gerais programadas para maio deste ano. Clare O'Neil, ministra da Habitação, destacou que, apesar de a proibição ser uma medida pontual, faz parte de um esforço mais amplo para enfrentar os desafios do setor imobiliário e ajudar os australianos a encontrarem habitação acessível.

A crise imobiliária é considerada um dos principais fatores para o aumento do custo de vida na Austrália, e o governo atual, liderado pela colgação trabalhista de centro-esquerda, está a tentar reverter o crescente descontentamento popular. Além da proibição de compras por investidores estrangeiros, o governo recentemente aprovou reformas habitacionais, como um esquema de capital compartilhado e incentivos fiscais para promotores imobiliários, com o objetivo de alcançar a construção de 1,2 milhões de novas casas até 2030, segundo a agência Reuters.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt