Internacional
29 março 2023 às 21h44

Rússia lança campanha para preparar população para ataque nuclear

Um placard eletrónico em Moscovo informa quem passa sobre os preparativos para um ataque nuclear e indica que deve ser preparada uma mala de emergência com rádio, comida e água para três dias.

DN

O Kremlin lançou uma campanha de informação para informar a população em caso de ataque nuclear.

Um placard eletrónico nas imediações do Parque Gorky, em Moscovo, informa quem passa sobre os preparativos para um ataque nuclear e indica que deve ser preparada uma mala de emergência com rádio, comida e água para três dias.

Noutra zona da capital russo, outro outdoor localiza o abrigo subterrâneo mais próximo em caso de bombardeamento com ogivas nucleares à Rússia.

O ministério de Emergências da Rússia diz que esta campanha pública existe há muitos anos, mas que só agora é que começou a ser notada pela população.

Durante a guerra na Ucrânia, o Kremlin tem ameaçado por várias vezes o uso de armas nucleares. Já nesta semana, Vladimir Putin confirmou a transferência deste tipo de armamento para o território da aliada e vizinha Bielorrússia.

As armas nucleares táticas podem ter mais do triplo da potência da bomba atómica lançada pelos Estados Unidos na cidade japonesa de Hiroshima em 1945.

A Rússia tem capacidade para lançar este tipo de armas a partir de navios, aviões e forças terrestres, com um alcance de até 500 quilómetros.

Este armamento é considerado mais destrutivo do que uma ogiva convencional, embora tenha a mesma energia explosiva, e causa contaminação por radiação que afeta o ar, o solo, a água e a cadeia alimentar.