Internacional
19 agosto 2022 às 14h17

Primeira-ministra finlandesa faz teste de despiste de drogas

Sanna Marin fez um teste para despistar consumo de drogas após polémica sobre vídeos seus a dançar numa festa privada.

DN

A primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, anunciou esta sexta-feira que fez um teste de despiste de drogas, após ter sido criticada depois de terem surgido vários vídeos onde era vista a dançar numa festa privada.

Durante uma conferência de imprensa esta manhã, a líder finlandesa anunciou que os resultados devem ser divulgados durante a próxima semana e relembrou: "Não fiz nada ilegal".

"Mesmo durante a minha adolescência, nunca usei nenhum tipo de droga", garantiu.

Twittertwitter1560015797367488517

Segundo a primeira-ministra, os vídeos são privados e foram filmados numa residência privada há algumas semanas - os media alegam que terão sido publicados nas Histórias do Instagram, onde só ficam 24 horas. Ela sabia que estava a ser filmada, mas pensou que os vídeos se mantivessem privados. "Estou chateada por estes vídeos terem vindo a público. Era eu numa noite de festa com amigos", explicou.

Segundo os media finlandeses, nos vídeos há pessoas que gritam ao fundo sobre cocaína. O deputado Mikko Kärnä, do Partido do Centro (que faz parte da coligação no governo), defendeu que a ministra deve fazer um teste e divulgar os resultados publicamente. "As pessoas devem poder esperar isso da sua primeira-ministra", escreveu no Twitter.

Não é a primeira vez que as festas de Marin são notícia. Em dezembro, a primeira-ministra passou a noite numa discoteca em Helsínquia, deixando o telemóvel do trabalho em casa. Por causa disso, não foi informada que tinha tido contacto com um ministro que tinha covid-19 e continuou a aproveitar a noite.