Internacional
02 fevereiro 2023 às 22h54

Pentágono deteta suposto balão de espionagem chinês nos EUA

Departamento de Defesa norte-americano tem estado há vários dias a acompanhar o balão enquanto este sobrevoava o norte do país

DN

O Pentágono está a rastrear um suposto balão de espionagem chinês que está a sobrevoar o território dos Estados Unidos, afirmou esta quinta-feira um alto funcionário da Defesa norte-americana, citado pela CNN.

O Departamento de Defesa norte-americano tem estado há vários dias a acompanhar o balão enquanto este sobrevoava o norte do país, afirmou o brigadeiro-general Patrick Ryder, que acrescentou que os militares dos Estados Unidos decidiram não abater o balão.

"O balão está atualmente a viajar a uma altitude bem acima do tráfego aéreo comercial e não representa uma ameaça militar ou física para as pessoas no solo", afirmou Ryder. "Estamos confiantes de que este balão de vigilância de alta atitude pertence à República Popular da China", acrescentou.

O responsável adiantou que o governo dos Estados Unidos já tentou entrar em contacto com o governo chinês através da embaixada chinesa em Washington e da missão diplomática dos Estados na China.

Os altos líderes militares norte-americanos, incluindo o chefe do Estado-Maior, o general Mark Milley, recomendaram a não tomar medidas "devido ao risco para a segurança das pessoas no solo".

As autoridades acreditam que o balão tem um valor limitado do ponto de vista da recolha de informações.

Esta notícia surge numa altura em que o secretário de Estado Antony Blinken se prepara para viajar até Pequim nos próximos dias.

As tensões entre os EUA e a China aumentaram em agosto do ano passado após a visita da então presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, a Taiwan.