Internacional
21 junho 2021 às 13h28

18 000 kg de explosivos. EUA testam porta-aviões com mega explosão

As imagens mostram a enorme explosão que levanta uma grande passa de água junto ao USS Gerald Ford. De acordo com o Serviço Geológico dos EUA, a explosão, ao largo da Florida, ficou registada como um sismo de magnitude 3.9.

DN/AFP

Foi o primeiro de uma série de testes feitos ao mais recente e mais moderno porta-aviões dos EUA: a marinha norte-americana procedeu a uma mega explosão junto ao USS Gerald Ford para testar a sua prontidão para a guerra.

Segundo um comunicado da Marinha, o primeiro dos testes Full Ship Shock Trials decorreu na sexta-feira no oceano Atlântico ​​​​e envolveu mais de 18 mil quilos de explosivos. As imagens divulgadas mostram a enorme explosão que levanta uma grande passa de água junto ao navio.

De acordo com o Serviço Geológico dos EUA, a explosão, ao largo da Florida, ficou registada como um sismo de magnitude 3.9.

YouTubeyoutubeJpDZsl5B55M

A Marinha "realiza testes nos novos navios com explosivos verdadeiros para confirmar que os nossos vasos de guerra estão prontos para enfrentar as condições exigentes que poderão encontrar em situações de batalha", lê-se no comunicado a que a AFP teve acesso.

Depois dos testes, o navio de guerra será enviado para manutenção.

Os testes, garantiu ainda a marinha, estão a ser realizados de acordo com um calendário rígido, de forma a "respeitar os padrões de migração da vida marinha na zona onde decorrem".