Americanos “pouco impressionados” com primeiras políticas de Trump
EPA/SAMUEL CORUM

Americanos “pouco impressionados” com primeiras políticas de Trump

Uma sondagem da Reuters/Ipsos revela que os norte-americanos acreditam que o presidente dos Estados Unidos está a aplicar esforços em políticas que não consideram muito relevantes.
Publicado a
Atualizado a

Os norte-americanos não estão impressionados com os primeiros passos de Donald Trump ao leme da presidência norte-americana. Assumir o controlo de Gaza, meter um ponto final  no  Departamento de Educação ou reduzir a despesa federal  são alguns dos pontos de discórdia apontados por uma sondagem da Reuters/Ipsos, divulgada este domingo, 23. 

No levantamento, realizado entre 13 e 18 de fevereiro, foi questionado a mais de quatro mil adultos norte-americanos se apoiavam uma série de posições assumidas por Trump e até que ponto estas questões os motivariam a votar no futuro. Os resultados, diz a agência, indicam que Trump está a fazer um esforço “considerável” em “políticas de que muitos americanos não gostam ou que não consideram muito importantes”.

A economia é um dos capítulos que mais tem levado à perda de popularidade do presidente norte-americano. “A opinião das famílias sobre a economia deteriorou-se este mês para o nível mais baixo em mais de um ano, de acordo com um inquérito seguido pela Universidade de Michigan. Apenas 25% dos inquiridos - e apenas metade dos republicanos - disseram que apoiavam a ideia de Trump de tomar conta de Gaza”, adianta a Reuters.

Dos participantes, a maioria, 58% considera que a inflação é um fator preponderante para decidir o sentido de voto nas próximas eleições, mas apenas 32% aprova as políticas do magnata nesta matéria. 

As conclusões da sondagem explicam que uma parte considerável dos eleitores de Trump está contra algumas das primeiras ideias apresentadas pelo presidente. Cerca de um terço opõe-se à proposta de acabar com a cidadania originária, um em cada cinco não apoia o fim das iniciativas de diversidade, equidade e inclusão. Em matéria de imigração, as atuais políticas de Trump também não reúnem maioria, com apenas 47% dos inquiridos a aprovar o desempenho do presidente nesta matéria.

O responsável pelo Departamento de Eficiência Governamental, Elon Musk, foi incumbido de reduzir a despesa federal e cortar custos. A iniciativa não agrada a 53% dos participantes da sondagem Reuters/Ipsos.

Outra das medidas pouco populares de Donald Trump - e que iria exigir o apoio do Congresso -  respeita à abolição do Departamento de Educação liderado pela bilionária magnata do wrestling, Linda McMahon. A oposição é clara: 65% dos inquiridos em geral e quatro em cada dez republicanos dizem ser contra.

Americanos “pouco impressionados” com primeiras políticas de Trump
Trump diz que está a tentar "recuperar o dinheiro" da ajuda dos EUA à Ucrânia
Americanos “pouco impressionados” com primeiras políticas de Trump
Musk pede a funcionários federais que relatem tarefas cumpridas na semana anterior

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt