Levantado alerta de tsunami no sul do Chile após sismo no mar de magnitude 7,5
As autoridades chilenas levantaram o alerta de ‘tsunami’ e a ordem de evacuação para a costa da região de Magalhães, no extremo sul do país, depois de um forte sismo registado no mar.
"A evacuação preventiva terminou (…). Todos os setores devem operar normalmente, com exceção de todas as atividades económicas no litoral", indicou Juan Carlos Andrade, diretor regional do Serviço de Prevenção e Resposta a Desastres de Magalhães, citado pela agência noticiosa France-Presse (AFP).
O aviso de ‘tsunami’ e a ordem de evacuação tinham sido declarados em resultado de um sismo de magnitude 7,5.
“Estamos a pedir a toda a região de Magalhães que evacue a costa”, escreveu o Presidente chileno, Gabriel Boric, nas redes sociais, assim que foi lançado o alerta, pedindo aos residentes para seguirem as recomendações das autoridades.
O sismo foi sentido às 08:58 locais (13:58 em Lisboa), com epicentro localizado 218,1 quilómetros a sul de Puerto Williams, a uma profundidade de 10 quilómetros, de acordo com informações preliminares do Centro Sismológico Nacional (CSN).
Em sequência, o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha do Chile (SHOA) emitiu um alerta de 'tsunami' e o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) solicitou a evacuação do litoral da região e o estabelecimento de um estado de precaução na zona de praias do Território Antártico Chileno.
Evacuações preventivas foram também realizadas na Argentina. As autoridades da Terra do Fogo suspenderam a navegação na região e solicitaram que as pessoas na área de Puerto Almanza, a 75 quilómetros de Ushuaia e na costa leste do Canal de Beagle, se deslocassem para áreas mais altas e seguras.