Agência da ONU afasta funcionários suspeitos de participação no ataque do Hamas

Agência da ONU afasta funcionários suspeitos de participação no ataque do Hamas

Situação ocorre depois de "as autoridades israelitas fornecerem à organização informações sobre a suposta participação de vários funcionários da UNRWA nos ataques contra Israel em 7 de outubro
Publicado a
Atualizado a

A Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinianos (UNRWA) anunciou a decisão de rescindir os contratos de membros do seu pessoal que alegadamente participaram nos ataques do grupo islamita Hamas contra Israel em 07 de outubro.

O comissário-geral da UNRWA, Philippe Lazzarini, disse em comunicado que tomou "a decisão de rescindir imediatamente os contratos destes funcionários e lançar uma investigação para estabelecer a verdade sem demora", com vista a "proteger a capacidade da agência da ONU de fornecer assistência humanitária" na Faixa de Gaza.

Na mesma nota informativa, Lazzarini observou que esta situação ocorre depois de "as autoridades israelitas fornecerem à organização informações sobre a suposta participação de vários funcionários da UNRWA nos horríveis ataques contra Israel em 07 de outubro".

O mais recente conflito entre Israel e o Hamas foi desencadeado pelo ataque sem precedentes do movimento islamita palestiniano em território israelita, matando cerca de 1.140 pessoas, na maioria civis, e levando mais de 200 reféns, segundo números oficiais de Telavive.

Em retaliação, Israel, que prometeu eliminar o movimento islamita palestiniano considerado terrorista pela União Europeia e Estados Unidos, lançou uma ofensiva em grande escala na Faixa de Gaza, onde, segundo as autoridades locais tuteladas pelo Hamas, já foram mortas mais de 25.000 pessoas -- na maioria mulheres, crianças e adolescentes.

O conflito provocou também cerca de 1,9 milhões de deslocados (cerca de 85% da população), segundo a ONU, mergulhando o enclave palestiniano sobrepovoado e pobre numa grave crise humanitária.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt