93 detidos em protesto pró-Palestina em universidade de Los Angeles por invasão de propriedade
Noventa e três pessoas foram detidas esta quarta-feira no campus de Los Angeles da Universidade do Sul da Califórnia (USC) por invasão de propriedade, durante um protesto pró-Palestina, anunciou a polícia.
“93 detenções” foram feitas por invasão, escreveu o Departamento de Polícia de Los Angeles na rede social X. “Não há relatos de feridos. As patrulhas vão permanecer na área até amanhã”.
A USC disse no X que o protesto havia terminado e o campus permaneceria “fechado até novo aviso”. “Alunos, professores, funcionários e pessoas com negócios no campus podem entrar com a devida identificação”, disse a universidade.
A manifestação pró-Palestina na USC foi uma das últimas a envolver um confronto entre autoridades policiais e estudantes irritados com o crescente número de mortos na guerra de Israel contra o grupo palestiniano Hamas.
Os protestos começaram na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, onde dezenas de detenções foram feitas na semana passada, depois de as autoridades universitárias terem chamado a polícia para reprimir uma ocupação que alguns estudantes judeus consideraram ameaçadora e antissemita.
Os manifestantes, incluindo vários estudantes judeus, repudiaram casos de antissemitismo.
A polícia de Los Angeles foi ao campus da USC na tarde de quarta-feira, disse a capitã Kelly Muniz aos jornalistas, que acrescentou que a forças de segurança “ajudou a universidade a efetuar detenções por invasão de propriedade” quando os manifestantes se recusaram a sair.