Inflação mantém-se inalterada em julho na zona euro e na UE

Publicado a
Atualizado a

A taxa de inflação manteve-se inalterada em julho tanto na zona euro como na União Europeia, depois de ter acelerado em junho. As taxas foram de 1,6% e 1,7%, respetivamente. Por cá, a taxa de inflação recuou ligeiramente, mas Portugal mantém a oitava posição entre os 27 parceiros.

Em maio, a taxa de inflação tinha acelerado na zona euro dos 1,4% para os 1,6%, mas no sétimo mês do ano voltou a estagnar. O mesmo aconteceu com a inflação na União Europeia, que tinha subido de 1,6% para 1,7% em junho e que agora se manteve.

Portugal registou em julho a oitava menor taxa de inflação, a par da Suécia, posição que se manteve, apesar de a taxa ter recuado de 1,2% para 0,8% entre o sexto e sétimo meses.

Abaixo de Portugal aparece o Chipre (0,7%), a Irlanda (0,7%), a Lituânia (0,6%), a Letónia (0,5%), a Dinamarca (0,4%), a Bulgária (0%) e a Grécia, que em último lugar apresenta uma taxa de inflação negativa (-0,5%). Em oposição, com as taxas mais elevadas, aparecem a Croácia (3,7%), a Estónia (3,9%) e a Roménia (4,5%).

De acordo com o Eurostat, as maiores subidas foram registadas na fruta, vegetais e tabaco enquanto os medicamentos e combustíveis tiveram uma influência negativa neste período.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt