Cristovão Bastos e Ilana Volcov.
Cristovão Bastos e Ilana Volcov.Indre Biancale / Diego Barral

Ilana Volcov e Cristovão Bastos lançam novo álbum gravado em Portugal

"Acariciando" fica disponível em todas as plataformas digitais nesta sexta-feira (28).
Publicado a
Atualizado a

Uma viagem musical que cruza Brasil e Portugal. É assim que é apresentado o álbum Acariciando, gravado no Porto e que reúne a voz da paulistana Ilana Volcov e o piano do carioca Cristovão Bastos. Composto por canções que exploram o amor sob um viés onírico e metafórico com um diálogo entre os dois países, o álbum lançado pela Biscoito Fino fica disponível nesta sexta-feira (28) em todas as plataformas digitais.

“A arte dos músicos e poetas portugueses misturada à musicalidade dos povos nativos e os de ascendência africana deu origem aos primeiros gêneros musicais do país, muito elaborados, como a modinha. Os autores contemplados em “Acariciando” perpetuam o que há de mais sofisticado na música brasileira, ou seja, mantém viva e remoçada aquela música portuguesa que cruzou o Atlântico,” explica Ilana, que assina a direção artística do projeto.

Radicada em Lisboa há sete anos, a cantora paulistana encontrou no pianista carioca um parceiro ideal para dar vida a uma seleção de choros, valsas e sambas, com composições de nomes como Tom Jobim, Chico Buarque, Guinga, Abel Ferreira e Paulinho da Viola. O título do álbum faz referência à faixa homônima de Ferreira, um choro que remete à influência europeia na música brasileira, mas que carrega a marca da identidade nacional.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

Além do álbum, o projeto inclui videoclipes gravados em Portugal, como Uma Canção Inédita, dirigido pela lituana Indre Biancale e filmado entre Lisboa e Cascais. A canção de Edu Lobo e Chico Buarque é um dos destaques do repertório, que ainda inclui Estrada Branca, Odalisca e Não me digas não, este último um choro instrumental de Bastos e Paulinho da Viola.

Segundo a cantora, a conexão histórica entre Brasil e Portugal é algo que permeia todo o disco. “O gerúndio é uma forma verbal usualmente empregada pelos brasileiros e menos comum no português de Portugal. Então, o título do álbum imprime uma brasilidade. Por outro lado, o gerúndio é recorrente entre os nomes de choro, gênero que ilustra, como poucos, a exuberância da nossa herança portuguesa", comenta.

Premiada no Brasil, Ilana Volcov iniciou sua carreira no Barbatuques e atuou com compositores, como Vanessa da Mata, Zeca Baleiro, Guinga e Breno Ruiz. Ao lado de Eduardo Gudin, com quem trabalhou por 14 anos, ela cantou atuou também com músicos como Arrigo Barnabé, Elton Medeiros, Paulo César Pinheiro, Paulinho da Viola, Paulo Vanzolini e Toquinho.

Ficha técnica de Acariciando

Ilana Volcov
Voz, Direção Artística e Produção Executiva

Cristovão Bastos
Piano e Direção Musical

Carlos Fuchs
Gravação, Mixagem e Masterização

Bárbara Santos e Rui Velho Rebelo

Assistentes de gravação; Gravado na Arda Recorders, mixado e masterizado na Tenda da Raposa, no Porto, Portugal.

Maria Cau Levy
Projeto Gráfico

nuno.tibirica@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt