Hotel no edifício "A Brasileira" do Porto cria mais de 60 postos de trabalho

O novo hotel de 5 estrelas no edifício do antigo café "A Brasileira", no Porto criou mais de 60 postos de trabalho.
Publicado a
Atualizado a

O novo hotel de cinco estrelas no edifício do antigo café "A Brasileira", no Porto, inaugurado esta sexta-feira, dia 4,, criou mais de 60 postos de trabalho, disse o empresário e ex-selecionador nacional de futebol António Oliveira.

"O investimento é conhecido, foram 12 milhões de euros, investimento que acredito que irei recuperar com relativa facilidade porque o Porto está em crescendo", afirmou.

O Pestana Porto - A Brasileira City Center & Heritage Building, localizado junto ao Teatro Sá da Bandeira e à estação ferroviária de São Bento, resulta da reabilitação do edifício que há mais de um século foi construído para acolher "A Brasileira".

O edifício do café "A Brasileira" pertence a António Oliveira que, para aquele projeto hoteleiro, firmou uma parceria com o grupo Pestana, através da sua empresa OPPA - A Brasileira, Lda.

O hotel tem 90 quartos e 'suites' distribuídos por seis pisos temáticos, relacionados com as especiarias importadas nos séculos XV e XVI durante a expansão marítima portuguesa, designadamente café, canela, chá, chocolate, anis e pimenta rosa.

Além do hotel, existe ainda uma cafetaria, restaurante, ginásio, salas de reuniões e um pátio francês com um jardim vertical, o que "valoriza mais" o espaço, destacou António Oliveira.

"Hoje, mais do que nunca, o Porto está na moda e o turismo em crescendo, logo faz todo o sentido ter este complexo mais completo", frisou.

Já sobre os motivos da sua aquisição, o ex-selecionador confessou que, numa primeira fase, foi numa perspetiva negocial, posteriormente passou a ser uma questão afetiva.

"Lembro-me de frequentar este espaço quando tinha 15 a 16 anos e do quão importante era este café para a cidade", realçou.

António Oliveira explicou que não quis fazer algo moderno, mas sim manter a "traça original" do espaço que o identifica.

Por seu lado, o presidente do Pestana Hotel Group, Dionísio Pestana, adiantou que se associou a este projeto porque tem "grande potencial".

"Era importante estar associado a este projeto, há 20 anos investimos num primeiro hotel na Praça da Ribeira, portanto, na verdade fomos crescendo com a cidade", ressalvou.

Em funcionamento a partir de hoje, Dionísio Pestana revelou que as projeções para a ocupação do hotel são "muito boas".

Este prédio tem história e cultura, por isso, era importante estar ligado a este processo, asseverou.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt