Guerra de browsers: Chrome a subir, Internet Explorer a descer

Publicado a
Atualizado a

O Internet Explorer ainda é o navegador de internet mais utilizado do mundo, mas a sua quota de mercado não pára de cair, à medida que o rival Google Chrome ganha terreno.

Olhando para os números da StatCounter, o Chrome tinha 27,27% de quota no mercado mundial em Dezembro de 2011, o que é quase o dobro dos 15,68% que tinha no início do ano. Ou seja, um crescimento anual superior a 80%, um feito notável para um browser lançado em 2008.

A ascensão tem sido tão rápida que demorou menos de três anos a ultrapassar o Firefox da Mozilla, o browser que quebrou a hegemonia do Internet Explorer na década passada.

Ao ritmo a que o Chrome está a crescer, não é de espantar que destrone o Internet Explorer em 2012. O browser com que a Microsoft matou o Netscape já só tem 38,65% de quota. Tinha começado 2011 nos 46%; e isto apesar da introdução do Internet Explorer 9, que trouxe várias novidades.

A ascensão do Chrome também está a ser feita à custa do Firefox, que perdeu cinco pontos percentuais entre Janeiro e Dezembro de 2011. Os outros dois browsers mais relevantes, Safari e Opera, mantiveram-se relativamente estáveis (o navegador da Apple passou de 5 para 6% e o Opera desceu de 2 para 1,98%).

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt