Google Docs com ataque de phishing. Google quer evitar outros casos
Decorreu durante quarta-feira um ataque de phishing que afetou os utilizadores com conta no Google. Este ataque foi feito com um email com um convite para editar um ficheiro no Google Docs, algo que milhões de pessoas usam para edição e partilha de documentos, e que vem, aparentemente, de um contacto fiável e conhecido do utilizador.
Alguém "partilhou um documento Google consigo", referia o convite. Caso clique no botão "abrir documento", será levado para uma legítima página para se registar no Google que pergunta se quer "continuar para o Google Docs". Só que, ao clicar neste link, está a permitir que outras pessoas tenham acesso a contactos e emails, permitindo a introdução deste software malicioso, refere a página TechCrunch.
A Google, no final de quarta-feira, comunicou que já tomou medidas para resolver a situação e que está a "trabalhar para evitar que algo semelhante volte a acontecer", segundo declarações citadas pela Bloomberg.
A sofisticação do ataque levou algumas questões, por ser bastante mais avançado que um esquema normal de phishing, porque não leva o utilizador para uma página falsa ou a imitar algo real da Google, mas trabalha antes dentro do próprio sistema de partilha de edição de documentos.