GloboA Helpo em Moçambique. FlashbackEstá a chegar ao fim a minha inesquecível passagem por terras de Moçambique. Para além de tudo o que fui relatando, vêm-me à memória momentos únicos:
GloboHelpo em Moçambique. As gazelas de MunimacaTrajeto de carro de Pemba para Nampula (capital da província com a maior implantação da Helpo), com paragens obrigatórias nas Missões de Alua e Netia, cujas bibliotecas foram equipadas e recheadas de livros pela Helpo. O primeiro dia de visitas na Província de Nampula foi centrado no distrito de Murrupula, a 125 km a sudoeste da capital. Dizer a distância não chega, é preciso ir ao concreto: depois de 80 km de boa estrada alcatroada até à sede do distrito de Murrupula, prosseguimos por uma picada, ao longo de uns 45 km, com troços quase intransitáveis devido à época das chuvas - este ano particularmente rigorosa. Levámos, assim, mais de uma hora para percorrer este troço do nosso caminho, embrenhados no Moçambique mais profundo e isolado da vida urbana. O objetivo era realizar a visita mensal a três pequenas comunidades rurais, sucessivamente, Ilocone, Mahunha e Munimaca.
EpidemiaSão milhares os órfãos do ébola na Libéria Os últimos dados na Organização Mundial de Saúde apontam para 4.447 vítimas mortais pelo vírus desde o início do ano. Quer isto dizer que são muito mais as crianças que ficaram sem pais.
Luzia InglêsPresidente angolano promovou uma mulher a oficial general A deputada do MPLA Luzia Inglês, líder da estrutura feminina daquele partido, no poder em Angola, tornou-se a primeira mulher angolana a ser promovida a oficial general, por ordem do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos.
MoçambiquePartidos históricos levam vantagem nas redes sociais Fora dos tradicionais meios, a campanha para as eleições gerais moçambicanas de 15 de outubro corre também nas redes sociais, onde os partidos "mais velhos" batem em seguidores o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), associado às novas gerações.
São ToméOrdem de expulsão dos dois portugueses foi suspensa (Atualizada às 21h00) As autoridades são-tomenses suspenderam a ordem de expulsão de dois portugueses que havia sido emitida esta tarde, confirmou o advogado, que garantira que ambos estavam legais naquele país.
AcidenteExplosão de mina faz 21 mortos na Guiné-Bissau O ministério da Administração Interna (MAI) da Guiné-Bissau enviou uma equipa de averiguações para o local do acidente com uma viatura de transporte coletivo que na sexta-feira provocou 21 mortos, disse à Lusa o porta-voz ministerial.
África ocidentalEpidemia de ébola já fez 2811 mortos A Organização Mundial de Saúde (OMS) elevou para 2811 o número de vítimas mortais provocadas pela epidemia de ébola na África Ocidental, tendo registado 5864 casos nos cinco países afetados.
Balanço da OMS2.630 mortos em 5.357 casos de infeção por ébola A febre hemorrágica Ébola fez 2.630 mortos em 5.357 casos registados na África ocidental, segundo o mais recente balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS), hoje divulgado.
Decreto presidencialChefe das Forças Armadas da Guiné-Bissau exonerado O Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, exonerou na segunda-feira o general António Indjai do cargo de Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), de acordo com um decreto presidencial.
Veredito de homicídio involuntárioPais da vítima de Oscar Pistorius incrédulos e chocados Os pais de Reeva Steenkamp, a jovem modelo abatida por Oscar Pistorius em 2013, receberam hoje com incredulidade o veredito de homicídio involuntário emitido pela justiça sul-africana ao campeão paralímpico.
Campanha eleitoral em MoçambiqueJovem morre estrangulado em bandeira da Frelimo Um jovem morreu estrangulado numa bandeira da Frelimo, na campanha eleitoral em Gondola, Manica, centro de Moçambique, após o pano se ter enrolado na roda da motocicleta em que viajava, informou hoje a polícia.
ConferênciaUnião Africana define hoje estratégia para travar ébola A União Africana reúne-se hoje para definir uma estratégia à escala continental para combater a epidemia de Ébola, que tem assolado a África Ocidental e já matou mais de 2.000 pessoas.