Paulo Futre, protagonista do anúncio do Licor Beirão, que acaba de ser . reconhecida pela COM como integrando a melhor campanha mundial no ano . passado, foi ontem receber o bem-dito prémio aos escritórios da agência . autora do anúncio, a Uzina, na Praça do Príncipe Real, em Lisboa. . O . prémio foi atribuído pela ICOM, rede de agências de publicidade . independentes, à qual pertence a Uzina. E, ao Dinheiro Vivo, Manuel . Soares, diretor-geral da agência diz que o "grande mérito nesta campanha . é do Licor Beirão e do Paulo Futre". Por outro lado, defende, "Não . adianta as agências terem ideias ousadas quando depois ninguém tem . coragem de as pôr no ar." . Porque decidiram atribuir o prémio ao protagonista da campanha, Paulo Futre? . O . Paulo Futre não foi meramente um actor nesta campanha. Ele foi uma . pessoa que arriscou fazer uma campanha polémica numa altura em que todas . as pessoas lhe aconselhavam uma atitude mais low profille. Não adianta . as agências de publicidade terem ideias muito ousadas quando depois . ninguém tem a coragem de as pôr no ar. O grande mérito nesta campanha é . do Licor Beirão e do Paulo Futre. . Não é curioso a campanha ganhar o prémio tendo em conta que foi aquela que a Uzina tinha como recurso? . A nossa campanha favorita sempre foi esta. No entanto, era a primeira . vez que trabalhávamos com Daniel Redondo [responsável do Licor Beirão] e ainda não sabíamos que . ele era ainda mais ousado do que nós da Uzina. A segunda campanha que . levávamos também era uma excelente campanha, mas mais conservadora e . exequível num prazo normal. Não podemos esquecer que a campanha Licor . Beirão/Futre era uma campanha que, ou era aprovada no próprio dia e . posta na rua imediatamente ou perdia o efeito surpresa que tanto . surpreendeu as pessoas. São poucos os anunciantes que tem a capacidade . de decidir com esta rapidez e visão. Mérito ao Licor Beirão. . Mas o que pesou para a Uzina ganhar este prémio? . A ideia criativa em si de juntar o Futre a uma campanha eleitoral que . tinha acabado de ser anunciada. Segundo o júri a campanha destacou-se . pelo imediatismo e pela ousadia. . E sobretudo quando os recursos são escassos e a exigência dos resultados é imediata? . Numa altura em que os anunciantes cada vez têm os budgets mais . reduzidos, é cada vez mais importante ter na rua campanhas que tenham um . impacto maior do que o normal. A campanha do Licor Beirão é um exemplo, . mas outras campanha que temos feito como as do Wall Street Institute, . da Kia e outros anunciantes também se tem destacado pela ousadia e . irreverência. A Uzina é uma agência que respeita a inteligência do . consumidor e os resultados estão à vista. . E que significado tem este prémio para a agência? . Este . prémio é muito importante pois é um prémio escolhido por profissionais . publicitários do mundo inteiro. É especialmente importante pois mostra . que uma campanha que achávamos que era muito local, afinal é . compreendida e apreciada por pessoas do mundo inteiro. . Qual foi a reação do cliente Licor Beirão? . O Licor Beirão ficou muito satisfeito.