Família real vale 51,4 mil milhões

Publicado a
Atualizado a

A dias de a família se reforçar com o nascimento de um novo membro - o filho de Kate e William -, surgem todos os estudos possíveis e imaginários para atribuir um valor à família real britânica.

Um dos estudos mais conhecidos foi realizado pela Brand Finance e estima o valor de 51,4 mil milhões de euros para a família de Isabel II, equiparando-a ao valor das empresas Tesco e Marks & Spencer - 38,1 mil milhões de euros e 8,5 mil milhões, respetivamente.

No valor de 51,4 mil milhões de euros estão incluídas as avaliações às jóias da coroa e os palácios (20,9 mil milhões de euros) e as receitas diretas provenientes do turismo relacionado com a coroa (30,5 mil milhões de euros).

"A monarquia é um poderoso endorsement para marcas individuais e empresariais e até para os país, enquanto marca. Acreditamos que está a ter um contributo significativo para para tirar a Grã-Bretanha da recessão", refere a Brand Finance.

"A monarquia é mais do que um regresso histórico aos dias do Império britânico. É um importante impulso para o crescimento económico do Reino Unido", reforça o mesmo estudo.

Neste sentido, destaca os valores tangíveis em que se incluem a coroa (8 mil milhões de euros) e a colecção real (11,5 mil milhões de euros). Neste alínea, destaque ainda para os títulos Duchy of Cornwall, avaliado em 842,3 milhões de euros, e Duchy of Lancaster, que vale 442,5 milhões de euros.

Relativamente a bens intangíveis, o estudo aponta as receitas vindas do turismo na ordem dos 578 milhões de euros todos os anos, podendo chegar aos 18,5 mil milhões de euros.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt