À boleia da mudança

A crise climática exige uma mudança de comportamentos e, mais do que nunca, escolhas inteligentes. À boleia do ​​​​​​​Carpool, vamos mostrar como se pode poupar o ambiente e a carteira.

Se não sabe o que é carpool a explicação é simples. Na prática, é dividir uma viagem com outros condutores - conhecidos ou não. Esta alternativa traz mais vantagens para quem faz mais vezes viagens entre dois pontos específicos, como por exemplo entre casa e o trabalho. A independência que o carro nos trouxe é um vício forte mas e se disséssemos que não só combatemos diretamente a crise climática como poupamos dinheiro (e tempo de vida)? Sim, é verdade.

Poupança e emissões de ​​CO2: uma nova vida

A poupança na nossa carteira e as emissões de ​​CO2 têm uma relação inversamente proporcional. Sim, isso mesmo: na prática, quando fazemos uma viagem sozinhos no carro não só poluímos mais o ambiente como gastamos ainda mais dinheiro.
Quando fazemos Carpool isso permite não só dividir as despesas de combustível mas também outras relacionadas com a viagem - em grande parte das capitais, por exemplo, portagens e estacionamento. Quanto mais pessoas no carro, mais poupança, podendo assim cortar em mais de 50% todas as suas despesas. Mas também de custos indirectos se faz a poupança. Carros com menos quilómetros requerem menos manutenção e menos manutenção significa menos despesa.

Ao mesmo tempo, as emissões de ​​CO2 são as mesmas do carro que está a circular, mas cortam-se a zero nos carros que não circulam. Esta redução torna-se drástica quando pensamos também em todas as outras condicionantes envolvidas. Menos poluição significa menos problemas de saúde para todos. Se pensarmos na poluição sonora, esta redução toma contornos ainda mais urgentes. Os problemas de saúde relacionados com a poluição estão ligados a doenças respiratórias, doenças cardíacas e ainda doenças neurológicas.

A redução do número de carros na estrada traz igualmente maior rapidez nas viagens. Para adicionar a isto, muitas grandes cidades - na Califórnia já é uma realidade - estão a introduzir as chamadas Carpool Lanes. Estas são vias de trânsito em que só quem faz carpool (ou, na verdade, tem mais de uma pessoa dentro do carro) pode utilizar, tornando real a possibilidade de contornar o trânsito.

Uma escolha inteligente de componentes

Combater a crise climática pede não só opções inteligentes no dia-a-dia, como o carpool, mas também opções inteligentes na compra, com componentes que durem mais tempo. Reduzir o lixo é ajudar a combater a crise ambiental. Neste aspeto, pneus como os Michelin CrossClimate + chegaram ao mercado para oferecer mais segurança e durabilidade.

Este segmento da Michelin tem uma fórmula nova em que, devido à rigidez do piso do pneu (a superfície em contacto com o solo) oferece mais 28% de quilometragem do que concorrentes da mesma gama - o que, na prática, significa mais um ano de condução em comparação com a média de concorrentes.

Este pneu torna-se ainda mais relevante por ser adaptável a todas as estações do ano, com performance comprovada na travagem tanto em piso seco como molhado - até com um certificado para tração e segurança na neve. Ser sustentável também é preferir qualidade e segurança.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG