ERSE estima subida de 1,7 cêntimos na gasolina e de 1 cêntimo no gasóleo

O preço eficiente do regulador para esta semana que arranca é de 1,742 euros por litro de gasolina 95 simples e de 1,705 euros por litro de gasóleo simples
Publicado a
Atualizado a

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aponta para uma subida do preço dos combustíveis esta semana, na ordem dos 1,7 cêntimos no caso da gasolina, para 1,742 euros por litro, e de um cêntimo no gasóleo, que passará a custar 1,705 euros.

Em causa está o chamado preço eficiente que, diz a ERSE no seu relatório semanal de análise ao mercado dos combustíveis, registou uma atualização, face à semana passada, de mais 1,0%, para a gasolina e de mais 0,6% para o gasóleo, "tendo em conta a variação semanal das cotações internacionais da gasolina 95 simples em mais 2,2% e do gasóleo simples em mais 1,1%".

Já na semana passada, indica o regulador que "a média dos preços de venda ao público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia, esteve 3,3 cêntimos por litro acima do preço eficiente, dessa semana, no caso da gasolina 95 simples, e 1,6 cêntimos por litro acima no caso do gasóleo simples", o que significa que, em termos percentuais, a gasolina 95 simples "foi anunciada nos pórticos 1,9% acima do preço eficiente e o gasóleo simples foi anunciado 1,0% acima do preço eficiente".

Em contrapartida, a média dos preços com descontos praticados no mercado a semana passada, e publicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia, estiveram 0,9% abaico do preço eficiente na gasolina 95 simples e 3,5% abaixo no gasóleo simples. Significa isto que, em termos absolutos, os prçeos médios com descontos praticados no mercado foram mais baixos do que o prçeo eficiente estimado pela ERSE em 1,6 cêntimos por litro na gasolina e em 5,7 cêntimos por litro no gasóleo.

Explica a ERSE no seu relatório que o preço eficiente é "um preço médio semanal que resulta da soma das seguintes componentes: os preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respetivos fretes marítimos, a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos".

O preço com descontos é apurado com base nos preços comunicados pelos postos de combustível, incorporando os descontos praticados nos postos de abastecimento, como cartões frota e outros.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt