Guerra das Estrelas

Publicado a
Atualizado a

midala. A bela Amidala (interpretada nos Episódios I, II e III por Natalie Portman) foi rainha em Naboo e trouxe à saga os vestidos e maquilhagens mais flamejantes de sempre. Nem Gaultier! Envolvida na trama galáctica, conhece Anakin em criança. Reencontra-o mais tarde e acaba por se envolver romanticamente com o jovem jedi e desta relação nascem dois filhos, Leia e Luke Skywalker, os heróis da primeira trilogia realizada. Muito dada a penteados, no episódio III usa um semelhante ao de Leia.

baker, Rick. Especialista na criação de personagens e monstros, Bakerfoi o responsável pela elaboração de várias personagens da Guerra das Estrelas, com um trabalho assinalável na cena da cantina no Episódio IV (quando Luke Skywalker e Obi-Wan Kenobi procuram um piloto que os leve de Tatooine para Alderaan). Todos os monstros e seres alienígenas que aí se encontram surgiram da mente de Rick Baker. Em 1981, Baker recebeu o seu primeiro Óscar, pelo filme Um Lobisomem Americano em Londres. Depois disso, participou em filmes como Cocoon, Gorilas na Bruma, Batman Para Sempre, Homens de Negro, The Ring - O Aviso ou Hulk.

-3PO.Um robô com sotaque inglês? E com prosódia shakespeareana? Só mesmo na Guerra das Estrelas. C-3PO é um ciborgue de protocolo, ou seja, um mordomo computorizado. Como o próprio faz questão de lembra várias vezes, é fluente em vários milhões de dialectos galácticos, o que acaba por se revelar de grande importância ao longo de toda a epopeia. A sua parceria com R2-D2 (juntos asseguram o comic relief da saga), começa no primeiro episódio, quando os dois colocam em perfeitas condições o veículo que o jovem Anakin se prepara para usar na corrida contra Sebulba. Anthony Daniels, experiente actor de teatro, dá corpo a C-3PO e foi o único a estar presente nos seis filmes da saga.

dólares. A saga Guerra das Estrelas é a série cinematográfica mais lucrativa de sempre, tendo gerado, até ao momento, cerca de 3,5 mil milhões de dólares em receitas de bilheteira e 9 mil milhões de dólares em vendas de merchandise, desde a estreia do primeiro filme em 1977. Até hoje, o mais lucrativo dos filmes foi o Episódio I, A Ameaça Fantasma, que gerou 922 milhões de dólares. Segue-se o primeiro filme realizado, o Episódio IV, com quase 800 milhões. O Senhor dos Anéis e Harry Potter são, até à data, as outras duas séries cinematográficas no top do ranking dos lucros, mas ambas abaixo da barreira dos três mil milhões de dólares. Faltou-lhes a "força"!

estrela da Morte. Podemos ver, de forma subtil, a Estrela da Morteem Ataque dos Clones e A Vingança dos Sith, mas é no Episódio IV que ganha toda a sua relevância. É uma estação espacial de combate capaz de destruir um planeta inteiro. Alderaan, serviu de cobaia e booom! Grand Moff Tarkin (interpretado por Peter Cushing) é o comandante desta estação espacial, depois destruída no final desse mesmo filme. A Estrela da Morte "2.0" é montada durante O Regresso de Jedi. Acolhe a luta final entre Luke Skywalker, Darth Vader e o Imperador, mas acaba destruída antes das obras terminadas. Empreiteiro sofre!

orça. É a energia que distingue os Jedi dos comuns mortais, ou melhor, é a energia que percorre todo o universo e que alimenta os poderes dos Jedi. Estes são uma espécie de irmandade aristocrática, com seres de todas as cores e formas, uma ordem que procura a paz e o equilíbrio. Os Jedi servem-se da "força" para incorporar poderes e capacidades sobre-humanas o manuseamento de um sabre de luz (sua arma nobre), telepatia, premonição, telecinese, o sonho de qualquer Maya. Mas a força pode ser também utilizada para fins perversos: o lado "negro" da "força" é personificado em Darth Vader, um antigo Jedi egocêntrico, seduzido pelo mal. Os Sith são os guardiões do lado negro. Darth Maul ou Darth Sidious, o Imperador, são dois exemplos.

eorge Lucas. Sempre que precisa de um pouco de descanso, Lucas retira-se para o seu rancho Skywalker, na Califórnia, terra onde nasceu. Ao fim de quase 30 anos envolvido com a saga de Guerra das Estrelas, o realizador, que factura todos os anos mil milhões de dólares só com o merchandise e os direitos de exibição dos cinco primeiros capítulos desta space opera, disse à Premiere "finalmente posso largar isto". Com a estreia de A Vingança dos Sith, já admitiu que, a partir de agora, vai apenas dedicar-se a projectos com uma ínfima parte dos valores de produção de cada capítulo de a Guerra das Estrelas.

han Solo. Um dos personagens mais marcantes da primeira trilogia, Han Solo é um piloto espacial, um espertalhão galáctico, que ganha a vida através de negócios obscuros. Procurado por Jabba, um poderoso Hutt de Tatooine, Han Solo (sempre acompanhado de Chewbacca, um wookie) aceita transportar Obi-Wan Kenobi e Luke Skywalker para fora de Tatooine. Acaba por se ver envolvido na luta rebelde, na amizade com Luke e num romance com a princesa Leia. Harrison Ford (que tinha participado em American Graffiti, de Lucas) foi o escolhido para representar uma personagem para a qual também prestaram provas actores como Kurt Russell, Nick Nolte, Christopher Walken ou Al Pacino. Ford assimilou o seu Han Solo e projectou-o depois em Indiana Jones.

LM. Sigla para Industrial Light and Magic, é a empresa que George Lucas criou para a criação dos efeitos especiais do primeiro filme, em 1977. Depois de uma primeira missão muito bem sucedida (que se repetiu em O Império Contra-Ataca e O Regresso de Jedi), a ILM ganhou vida própria para lá de Lucas e tornou-se num dos mais importantes nomes da indústria dos efeitos especiais. No seu currículo contam-se filmes tão diferentes como a série Indiana Jones, Exterminador Implacável 2, Pearl Harbour ou Sky Captain e o Mundo de Amanhã. Nos filmes da segunda saga Guerra das Estrelas, o Episódio I tem 60 minutos de efeitos digitais; o Episódio II tem 70 e o Episódio III, 90. Neste último há um total de 2300 planos gerados por computador.

ar Jar Binks. Não há personagem nesta saga mais insuportável que Jar Jar Binks! O erro de casting da série (criticado por movimentos anti-xenofobia por ter uma voz com sotaque africano), foi protagonista no Episódio I, reduzido a duas cenas no segundo e inteligentemente silenciado no terceiro. Depois de ter sido um intermediário na aliança com os Gungans (para defender Naboo da ameaça da Federação do Comérico), ocupou um lugar de representante do seu planeta no Senado. Foi todavia uma figura pioneira, o primeiro personagem protagonista inteiramente gerado por computador. E não se pode apagá-lo?

kenobi, Obi-Wan. Nobre jedi, é um dos personagens mais importantes de toda a história, com presença nas duas sagas (na primeira interpretada por Alec Guinness, na segunda por Ewan McGregor). Depois de ter sido aprendiz de Qui-Gon Jinn, Obi-Wan Kenobi toma a seu cargo a formação de Anakin Skywalker em Cavaleiro Jedi. O mesmo Anakin Skywalker, que acaba por se transformar em Darth Vader, torna-se inimigo de Obi-Wan em A Vingança dos Sith. No quarto episódio, Luke Skywalker, filho de Anakin, é treinado novamente por Obi-Wan, que assim vira professor de família. Acaba por ser derrotado por Darth Vader mas torna-se ainda mais poderoso. Obi-Wan é, na saga original a figura tutelar do velho sábio que trava os instintos do jovem Luke. Mas Alec Guinness não gostou de ver uma nova geração de espectadores reduzi-lo à figura do velho do capuz.

luke Skywalker. Personagem central da história, lado a lado com o seu pai, Anakin Skywalker/Darth Vader. Depois de ter sido escondido do seu pai e afastado da sua irmã gémea, Leia, Luke é levado para Tatooine para ficar sobre o cuidado dos seus tios, Owen e Beru. Treinado por Obi-Wan Kenobi e Yoda para se tornar num poderoso cavaleiro Jedi, é ele quem destrói a Estrela da Morte e quemacaba por enfrentar Darth Vader, em duas ocasiões distintas. Luke Skywalker é o "agente" principal na aniquilação do Império Galáctico e na morte do seu Imperador, passando durante a primeira triologia de jovem irreverente e ambicioso a cavaleiro sóbrio e poderoso. Mark Hammill foi o actor que o encarnou , numa carreira que por ali quase se ficou... Hoje faz dobragens para desenhos animados.

mundos. A saga atravessa um universo imaginário, numa galáxia distante. Há mundospara todos os gostos, como Naboo (casa de Amidala, Jar Jar Binks e seus amigos sapóides), Coruscant (a capital, sede do Senado e do Conselho Jedi), Tatooine (lar da família Skywalker), Kamino (onde é fabricado o exército de clones), Kashyyyk (terra de Chewbacca), Alderaan e Hoth (refúgios da Aliança Rebelde), Dagobah (onde se esconde Yoda e onde Luke Skywalker termina a sua aprendizagem da Força), Endor, a lua que gera o escudo da segunda versão da Estrela da Morte e casa dos Ewoks. Chega?

naves. Não estaríamos perante uma aventura galáctica se não existissem naves. Estas são uma constante em todos os filmes, desde o episódio IV, cujo plano de abertura nos esmaga com a visão gigantesca de um Imperial Star Destroyer até à multiplicidade naves que vemos nos episódios mais recentes, envolvidos em batalhas. Entre os veículos estelares mais emblemáticos contam-se o Milennium Falcon, de Han Solo, os X-Wing, pilotados pelos rebeldes, ou os TIE Fighters, caças "oficiais" dos soldados imperiais. Expressões como "hiper-espaço" ou hyperdrive são uma constante em toda a aventura.

orson Welles. O veterano Orson Welles por aqui? Sim, o homem que assustou a América com a versão radiofónica d'A Guerra dos Mundos de H.G. Wells era a voz desejada por George Lucas para Darth Vader. E chegou mesmo a ler a voz off do primeiro teaser da saga, mas declinou o convite. Convenhamos que não ficámos mal servidos com James Earl Jones...

alpatine. O sonso Palpatine é o senador que reclama por um constante aumento de poderes junto do Senado. Mas as suas ambições são bem maiores, já que é um Sith que ambiciona o poder absoluto. Depois de aniquilados os seus aprendizes Darth Maul e Conde Dooku, toma como seu braço-direito Anakin Skywalker, que acaba transformado em Darth Vader. Tudo isto durante os três primeiros episódios. Num confronto com os Jedi perde as estribeiras, deixa que o mal venha à flor da pele e acaba cheio de rugas. Na trilogia original, Palpatine é o Imperador, que surge "em carne e osso" apenas em O Regresso de Jedi e, a partir daí, é sempre interpretada por Ian McDiarmid.

ui Gon Jinn. Com nome de realizador chinês, Qui Gon Jinné um jedi, interpretado por Liam Neeson em Ameaça Fantasma. É ele que assegura a formação de Obi-Wan Kenobi e, com este, luta pela libertação de Naboo. A sua característica principal é a de seguir os seus instintos e não tanto a razão. E acaba cortado ao meio por um sabre de luz .

r2-D2. Um pequeno robô que acompanha C-3PO em todos os filmes e que faz parte dos principais momentos de toda a trama, R2-D2, depois de acompanhar as aventuras e desventuras de Anakin Skywalker, passa pelas mãos de Leia e acaba ao serviço de Luke. Negócios de família... Destemido e divertido, enfrenta qualquer inimigo e situação, usando os mais inesperados apliques escondidos no seu corpo de lata. R2-D2 foi "comandado" por um anão na primeira trilogia da Guerra das Estrela, Kenny Baker que assegurava todos os seus movimentos. A partir de O Regresso de Jedi, este "pequeno amigo" tornou-se telecomandado.

sabre de luz. Esta arma de classe e charme é o molho de chaves de todos aqueles que procuram os caminhos da "força", seja pelo seu lado claro, seja pelo seu lado escuro. George Lucas inspirou-se nas armas dos samurai para criar o sabre de luz. Como Obi-Wan afirma, é uma arma para tempos mais civilizados. As suas capacidades são infinitas, desde deflectir raios laser até abrir portas de aço. Em desespero de causa, dá para barrar o pão com manteiga galáctica... Para criar a imagem e o som únicos do sabre de luz, a equipa de George Lucas passou por várias fases, desde o carácter quase rudimentar dos primeiros efeitos especiais até às mais recentes técnicas digitais.

trilogia. Há duastrilogias na Guerra das Estrelas. No início do projecto, George Lucas ambicionava elaborar uma obra extensa e detalhada mas acabou com um argumento tão longo que o dividiu em três filmes. No contrato com a 20th Century Fox assegurou, logo em 1974, que os poderia fazer. O sonho de completar a história com tudo o que ficava para trás esteve sempre presente, até chegar a 1999, ano da estreia de Ameaça Fantasma. Agora, com a segunda trilogia completa, há quem fale numa terceira, que segue os acontecimentos posteriores a O Regresso de Jedi, mas não existem quaisquer certezas ou pistas da parte de George Lucas. Fala-se tambénm em novos filmes com personagens secundários como novos protagonistas. Fala-se muito...

umpass-Stay. Quem? Umpass-Stay! É um baterista klatooniano da Max Rebo Band, ao serviço de Jabba the Hut. Outros? Aí vão Zuckuss, Mon Mothma, Ask Aak, Voolvif Monn... Não conhecem? Vejam novamente os filmes!

vader, Darth. Vilão supremo da saga, Darth Vader é a personagem principal da história, talvez ainda mais que Luke Skywalker. Afinal, é ele o pai desse herói, é ele que se transforma em inimigo de morte dos jedi e é ele também que acaba por pôr fim à vida do Imperador, no Episódio VI. A sua estatutra, voz cava e respiração profunda são inconfundíveis. Neste A Vingança dos Sith podemos ver como Anakin Skywalker se transforma em Darth Vader, numa cena que evoca o "nascimento" de Frankenstein. Ralph McQuarrie desenhou a figura de Darth Vader, David Prowse deu-lhe corpo e James Earl Jones, a voz. Para fazer o efeito da sua voz foi instalado um microfone num equipamento de respiração submarina.

williams, John. O compositor John Williams assinou toda a banda sonora da saga, num registo classicista, em total oposição às escolhas de música experimental habituais no género. Destaque inevitável para a fanfarra de abertura de todos os filmes e para a Marcha Imperial. John Williams contribuiu com as suas composições para obras tão diferentes como Tubarão, E.T O Extra Terrestre ou A Lista de Schindler. A banda sonora de A Guerra das Estrelas valeu-lhe um Óscar.

x-Wing. Nome de uma das naves mais famosas da saga, é o caça pilotado por Luke Skywalker quando este destrói a primeira Estrela da Morte. Deu origem a vários jogos de computador, os mais populares sendo X-Wing vs TIE Fighter e X-Wing Commander. Entretanto, vários outros jogos têm sido desenvolvidos para os mais variados suportes, desde a série Battlefront aos jogos Star Wars Galaxies.

oda. Sem qualquer informação sobre a que espécie biológica pertence (será primo dos Gremlins?), o mestre Yoda (de seu nome completo Minch Yoda) é o exemplo maior da ordem Jedi, com 900 anos de vida. Aliando sempre a razão com os instintos, Yoda foi capaz de prever situações de perigo e sentir sempre os mínimos distúrbios na "força". Na primeira trilogia, Yoda é um fantoche, manipulado por Frank Oz (um antigo colaborador de Jim Henson) que também lhe deu voz. Já nos filmes mais recentes, a personagem ganha vida através da animação computorizada.

zahn, Timothy. Entre os muitos autores a assinar livros baseados no universo de Guerra das Estrelas, destacou-se o americano Timothy Zahn. Criou uma proposta de trilogia posterior a O Regresso de Jedi, na qual um general imperial e um jedi negro lutam contra a nova ordem. Heir to the Empire, Dark Force Rising e The Last Com-mand são dos maiores sucessos editoriais ligados a este universo. Outros escritores seguiram os passos de Timothy Zahn e desenvolveram histórias baseadas na Guerra das Estrelas, como Kevin J. Anderson ou Michael A. Stackpole.

Nuno Galopim, Tiago Pereira

e Rui Pedro Vieira.

a

c

deA a Z

f

g

i

j

l

p

q

y

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt