
Bush


EUA
"É difícil os democratas queixarem-se" do governo Biden
Fernanda Câncio
Abu Ghraib, Lisboa
Quando o DN publicou o relato da cidadã brasileira que esteve no centro de detenção do SEF com Ihor, um amigo disse-me: "Descobrimos o nosso pedaço de Abu Ghraib." Os testemunhos que vão surgindo, como os de hoje do DN, confirmam-no. É um problema sistémico, é. Do SEF e muito para além dele.

Alterações Climáticas
Falhou a Casa Branca mas ganhou um Óscar e o Nobel da Paz
Jogos sem fronteiras
A oportunidade de Portugal
Adriano Moreira
Os EUA
Viriato Soromenho Marques
Escancarar a porta do Supremo Tribunal
Na altura em que escrevo, os resultados eleitorais nos EUA inclinam-se, embora timidamente, a favor de Joe Biden. Contudo, mesmo que isso se concretize, tudo indica que até à reunião do Colégio Eleitoral em 14 de dezembro, a vitória final será disputada duramente. Estado a estado, nos tribunais e, esperemos que não de forma sangrenta, nas ruas. Donald Trump é uma catástrofe moral, mas, simultaneamente, uma figura carismática e ardilosa para além das fronteiras do inconcebível. Ele preparou bem o seu plano de batalha eleitoral, e arregimentou meticulosamente os seus sequazes para esta estratégia. Ele está pronto a sacrificar o pouco que vai restando da credibilidade, que se pretendia exemplar, da democracia representativa norte-americana no altar do seu narcisismo patológico. Quinta-feira, ao final do dia, Trump fez um discurso a partir da Casa Branca, violento e repetitivo como lhe é habitual. Todavia, a gravidade das acusações foi servida com uma invulgar frieza de atitude. Trump sabe para onde quer ir.
EUA
"O pior cenário é Biden vencer por pouco. A incerteza pode durar meses"
Patrick Siegler-Lathrop foi presidente do Democrats Abroad Portugal e é agora presidente do American Club of Lisbon. Na segunda-feira, o empresário franco-americano apresenta o livro Rendez-Vous com a América, no qual explica os meandros do sistema eleitoral dos Estados Unidos.

Entrevista a José Adelino Maltez
"Foi um erro diminuir o presidencialismo na Constituição e o papel dos militares"

Entrevista a Carlos Branco
"China é para os EUA um adversário mais robusto do que foi a URSS"
