Empresas que mais cresceram nesta era

Publicado a
Atualizado a

O índice bolsista Standard & Poor's 500, que agrega as 500 melhores empresas norte-americanas independentemente do setor em que operam passou a ter, nos últimos quatro anos uma grande predominância de empresas de tecnologia, automobilismo e turismo. Estas foram as que mais cresceram.

Desde que Barack Obama está no poder, várias empresas cresceram mais do que o esperado numa situação de recuperação económica.

Entre as melhores posições não pode deixar de estar a Apple, que desde novembro de 2008 acumula uma revalorização de 448%, crescimento mais que suficiente para converter a tecnológica na empresa mais valiosa em bolsa.

Ainda assim, desde que Barack Obama subiu ao poder, a Apple foi superada em percentagem de ganhos por outras cinco empresas do índice Standard & Poor's 500, estando apenas em sexto lugar no maior crescimento.

A abrir a lista está a Priceline.com uma agência de viagens online especializada em reservas hoteleiras. Nesta empresa as revalorizações chegam a quatro dígitos nos últimos quatro anos. Desde novembro de 2008, as ações dispararam 1107% para superarem os 31 mil milhões de dólares de capitalização.

A cadeia de alimentos biológicos Whole Foods Market é a segunda que mais valorizou nos últimos quatro anos. Os ganhos de 873% elevam o valor em Bolsa para os 18 mil dólares.

Já o setor automóvel aparece duplamente representado nesta listagem dos melhores. Com a forte crise económica que levou a General Motors à falência, a AutoNation tornou-se a terceira empresa em Bolsa com maiores subidas. Desde novembro de 2008 verificou uma revalorização de 570%, que totaliza 5300 milhões de dólares de capitalização.

Já no mundo do turismo encontra-se a a Expedia, uma empresa que acumula ganhos de 563% em bolsa e com uma capitalização que já supera os oito mil milhões de dólares.

Outra das empresas especializadas em serviços turísticos é a Wyndham Worldwide, que completa a hegemonia do setor neste ranking. As ações da Wyndham são as quintas que mais valorizaram durante estes quatro anos. O crescimento foi superior a 500% e a sua capitalização supera os 7200 milhões de dólares.

A cadeia de restaurantes de comida mexicana Chipotle Mexican Grill é a sétima do ranking a somar ganhos desde 2008. O êxito dos mais de 1200 estabelecimentos da cadeia dispararam a cotação para os 436%, e o valor em Bolsa já toca nos 13 mil dólares.

Volta-se ao mundo automóvel para falar da gigante Ford que somou 431% em Bolsa nos últimos quatro anos e já rende 43 mil milhões de dólares.

Outra empresa a somar ganhos na era Obama é a relojoeira Fossil. A empresa acumula 421% de ganhos em Bolsa desde novembro de 2008, a nona maior de todos os integrantes do S&P 500. A empresa já vale 5700 milhões de euros.

O top ten fica completo com um empate a três. A promotora imobiliária Lennar, a técnológica ScanDisk e a produtora de software Salesforce.com, com subidas de 373% desde que o presidente norte-americano foi eleito em novembro de 2008.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt