Em 7 meses, apenas 1500 famílias aderiram ao tarifário social da EPAL

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Em 2013, a EPAL cortou o abastecimento de água a cerca de 15% dos seus clientes domésticos devido a atrasos no pagamento da fatura. Em Agosto desse mesmo ano, a empresa criou o tarifário social que permite deduções na fatura da água de famílias carenciadas.

Apesar da divulgação frequente feita pelos meios de comunicação e pela própria empresa, em sete meses este tarifário conta apenas com 1500 adesões, (sensivelmente 200 por mês) o que não chega a 1% dos 3 milhões de consumidores.

Em relação aos cortes por atrasos no pagamento da fatura (que refletem um acumular de quatro meses de consumo) a Empresa Portuguesa das Águas Livres afirma ter outras soluções para além do tarifário social, como um plano de pagamento de 8 anos para famílias carenciadas e endividadas.

Este tarifário social oferece um desconto na ordem dos 74%, o que dá um valor de 1 euro mensal por cada 5 metros cúbicos. O desconto é de 4,10 euros em comparação com o tarifário normal.

"Os critérios de seleção seguem as condições da entidade reguladora e estão relacionados com o rendimento do agregado familiar" afirmou o Presidente executivo da EPAL, José Sardinha.

O rendimento do agregado familiar deverá ser inferior a 75% do valor anual da retribuição mínima mensal garantida. Para aderir, basta apresentar a declaração do IRS ou, em caso de estar dispensado desta, apresentar a certidão Negativa do IRS emitida pelas Finanças. Uma vez atribuído este tarifário só terá que ser renovado dois anos depois.

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