Eleições. Televisões apostam em sondagens à boca das urnas e popularidade dos comentadores

Publicado a
Atualizado a

A popularidade dos comentadores e a ambição colocada nas sondagens à boca das urnas vão fazer a diferença nas audiências televisivas dos três canais em sinal aberto - RTP, SIC e TVI - relativas às eleições autárquicas de domingo.

A RTP aposta na divulgação de projeções de quatro contendas decisivas para uma eventual leitura nacional dos resultados das eleições locais - Lisboa, Porto, Vila Nova de Gaia e Sintra. Já a SIC fica-se pela divulgação de sondagens à boca das urnas em Lisboa e no Porto. A TVI não revelou esta informação.

A RTP contratou o Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP) da Universidade Católica Portuguesa, a SIC terá a trabalhar consigo uma equipa da Eurosondagem, conduzida por Rui Oliveira e Costa.

De resto, a fórmula da programação repete-se nas três estações e nos respetivos canais de informação satélite no cabo, com muitos comentadores - e entre estes vários ex-políticos e políticos no ativo - a marcarem presença em estúdio.

José Rodrigues dos Santos, Carlos Daniel e João Adelino Faria terão Nuno Morais Sarmento e José Sócrates a protagonizar a análise dos resultados na RTP. Na SIC, Clara de Sousa vai moderar Luís Marques Mendes e António Vitorino, numa emissão conduzida por Rodrigo Guedes de Carvalho. E na TVI, José Alberto de Carvalho e Judite Sousa terão ao lado Marcelo Rebelo de Sousa, campeão de audiências entre os comentadores políticos.

A estação de Queluz aposta ainda na opinião de Constança Cunha e Sá e convidou para estúdio os políticos António Filipe, Francisco Assis, José Manuel Pureza, Nuno Melo e Paulo Rangel; os politólogos André Freire e Marina Costa Lobo; e os jornalistas do Expresso Henrique Monteiro e Maria João Avillez.

Os canais de informação no cabo pertencentes às três empresas, RTP Informação, SIC Notícias e TVI24 terão igualmente a programação dedicada à noite eleitoral, mas com estratégias bem distintas.

A RTP Informação terá o desporto como tema com o "Trio de Ataque" até às 23 horas e, a partir dessa hora, passará um debate sobre os resultados das eleições, moderado por Alberta Marques Fernandes.

A SIC e a SIC Notícias colocarão em antena em simultâneo uma emissão especial Autárquicas2013, que começa às 20:00 e terminará "quando tudo estiver dito e esclarecido", de acordo com a estação de Carnaxide.

Já a TVI24 começará a emitir programação relativa às eleições "ao final da tarde", o tema "continua na TVI e culmina, de novo na TVI24, para a análise ainda mais detalhada e aprofundada dos resultados finais", segundo indicou a estação. Paulo Magalhães assegura a moderação dos debates na TVI24.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt