EDP Comercial rejeita responsabilidade na perda de tarifa social
A EDP Comercial rejeita qualquer responsabilidade pelo facto de 40.000 clientes terem perdido o direito à tarifa social em julho. A empresa assegura que se limitou a informar os clientes sobre a decisão da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).
O presidente da EDP Comercial, Miguel Stilwell, garante que os comercializadores de eletricidade e de gás natural deixaram de intervir na decisão de atribuir a tarifa social, perdendo a "discricionariedade ou qualquer tipo de decisão sobre quem é que recebe ou não recebe" tarifa social. Assim, desde julho que a empresa se limita a “a comunicar aos clientes que nos são entregues pela DGEG" e que beneficiam deste apoio social. De acordo com o mesmo responsável, cabe à DGEG em conjunto com a Segurança Social e a Autoridade Tributária monitorizar a atribuição deste benefício.
A introdução do sistema automático para atribuição da tarifa social, em vigor desde julho, levou a que mais de 500.000 famílias passassem a ter desconto na fatura de energia, ao passo que outros 40.000 perderam este apoio social.
A EDP Comercial, que tem atualmente 3,9 milhões de clientes de electricidade e 560 mil de gás natural, tem como clientes cerca de 500.0000 beneficiários da tarifa social, de um universo de cerca de 630.000.