EDP Brasil quer angariar 100 mil clientes por ano no mercado livre

Publicado a
Atualizado a

Tal como em Portugal, também no Brasil a EDP está a apostar no recente mercado livre de eletricidade e já definiu objetivos claros. "Queremos angariar cerca de 100 mil clientes por ano até 2020, mas este é um objetivo redondo. Gostariamos que fossem ultrapassados de forma realista", disse a presidente executiva da EDP Brasil, Ana Maria Fernandes, à margem do roadshow para fornecedores que termina hoje em

São Paulo.

De acordo com o vice-presidente da empresa, Miguel Setas, esta perspetiva de crescimento está em linha com os números atingidos no ano passado e que foram de 55 mil novos clientes em São Paulo e mais 45 mil em Espírito Santo, os dois estados onde a EDP tem comercializadoras de eletricidade.

No total, a empresa é já a terceira empresa no mercado livre, sendo que juntamente com o regulado conta com três milhões de clientes, dos quais 1,6 milhões estão em São Paulo e 1,3 milhões em Espírito Santo.

Uma das formas de atingir estes objetivos, explica Ana Maria Fernandes, é através do crescimento orgânico mas também pela via de aquisições de carteiras de clientes de outras empresas. Além disso, pretendem conseguir clientes através da regularização de clandestinos, ou seja, de pessoas que fazem puxadas e não pagam eletricidade.

Aumentar a presença da EDP Brasil no mercado livre é, segundo esta responsável, um dos principais objetivos da empresa para os próximos anos, sendo que Ana Maria Fernandes admite a possibilidade de entrarem noutros estados como comercializadoras, uma opção que só lhes é permitida porque são também produtoras de eletricidade. Caso não fossem, não poderiam sequer ser comercializadores no mercado livre e teriam de o ser apenas no regulado, onde também operam.

Outro dos objetivos passa pelo aumento dos serviços que disponibilizam ao cliente do mercado livre, tal como já acontece em Portugal e noutros mercados. "Esta é a grande tendência", ressalvou a CEO da EDP Brasil.

* Em São Paulo, a convite da EDP

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt