Premium Computadores, telemóveis e máquinas fotográficas. Furtos aumentam no alojamento local

A despreocupação de quem está de férias e a falta de segurança de algumas casas levaram a um grande aumento dos furtos em casas de alojamento local, sobretudo na Baixa de Lisboa. A PSP já iniciou programa de prevenção com os proprietários. Chama-se Blue Lock.

Limpar as casas, sim, mas também os turistas. Foi assim que um casal de empregados de limpeza de apartamentos de alojamento local conseguiu juntar na conta bancária pelo menos dez mil euros e ter na sua habitação objetos no valor de 12 mil euros - entre eles, por exemplo, computadores, máquinas fotográficas e telemóveis.

Detida no final do ano passado, esta dupla - ele com 42 anos e ela com 37 - terá sido responsável por sete crimes de furto qualificado e nove de burla agravada que fazem parte dos 185 registados pela PSP principalmente na Baixa de Lisboa, a zona da cidade com mais alojamentos locais e com maior pressão turística.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Ricardo Paes Mamede

Foi Centeno quem fez descer os juros?

Há dias a agência de notação Standard & Poor's (S&P) subiu o rating de Portugal, levando os juros sobre a dívida pública para os níveis mais baixos de sempre. No mesmo dia, o ministro das Finanças realçava o impacto que as melhorias do rating da República têm vindo a ter nas contas públicas nacionais. A reacção rápida de Centeno teve o propósito óbvio de associar a subida do rating e a descida dos juros às opções de finanças públicas do seu governo. Será justo fazê-lo?