Premium Aconteceu em 1911 - Inaugurava-se a Universidade do Porto

Com presença do ministro do Interior, relatava o DN a inauguração da Universidade do Porto, acontecimento da véspera que contara com "vivas" à República, ao governo provisório e a António José d'Almeida.

Apesar de as suas origens remontarem a quase cem anos antes, foi apenas depois da Implantação da República que a Universidade se organizou e foi criada por decreto, datado de 22 de março de 1911, do Governo Provisório da República. Foi porém apenas a 16 de julho que se deu a inauguração oficial, relatada pelo DN neste dia 17 de julho de 1911.

"Na sala da biblioteca da Academia Politécnica, efetuou-se hoje a inauguração da Universidade do Porto, presidindo à sessão o ministro do Interior, que à sua chegada foi alvo de carinhosa manifestação de simpatia, sendo erguidos muitos vivas à República, governo provisório, António José d'Almeida, etc.", escrevia então o DN. "O diretor da Academia Politécnica, Dr. Gomes Teixeira, em nome da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, agradeceu ao ministro o serviço importante que prestou aos estabelecimentos de ensino superior desta cidade, ampliando-os e confederando-os em Universidade."

Ler mais

Exclusivos