Aconteceu em 1970 - Na véspera do "Houston, tivemos um problema"

Primeira página do DN neste dia em 1970 dava conta da normalidade experimentada pelos astronautas da Apollo 13 antes do acidente que ficou para a história.

Seria mais tarde chamado o maior "falhanço bem sucedido" da história mas, a 11 de abril de 1970, após um lançamento perfeito, era impossível prever que a Apollo 13 não seguiria os passos das duas missões anteriores, que levaram os primeiros homens à Lua.

Isso mesmo noticiava o DN do dia seguinte: "Tudo bem a bordo da cápsula espacial Apolo 13. A caminho da Lua a mais pesada carga que algum dia foi para o espaço".

No notícia lia-se: "A nave espacial 'Apolo 13', transportando os astronautas [James] Lovell, [Fred] Halse e [John] Swigert, foi hoje [ontem] lançada à hora prevista, impulsionada pelo foguetão 'Starurno 5', partido a caminho da Lua".

Só no dia seguinte - dia 13 de abril (uma segunda-feira) - aconteceria o acidente que quase tirava a vida aos três homens.

A explosão de um tanque de oxigénio no módulo de serviço tornou inoperável a cápsula de comando e obrigou os astronautas a utilizarem o módulo de alunagem Eagle como "bote salva vidas", que os levou numa órbita pelo lado obscuro da Lua até voltarem à Terra em segurança, seis dias depois do lançamento.

A história foi imortalizada no cinema no filme de Ron Howard Apollo 13, de 1995, com Tom Hanks no papel do comandante Jim Lovell. É ele que diz, chamando o centro de controlo no Texas, a frase histórica: "Houston, tivemos um problema".

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG