Há muito que a avaliação é motivo de acesos debates na educação. Certo é que há muito também que a avaliação faz parte da rotina educativa em Portugal, embora tenha sofrido severas alterações com o decorrer dos anos. Lembra-o a edição de 2 de agosto de 1935 do Diário de Notícias, que trazia logo à primeira página a recordação do primeiro ano e do dia (o anterior) em que vários alunos prestavam o seu exame de admissão ao liceu.."Os pequenitos prestaram ontem mais uma prova", lia-se na edição de 2 de agosto de 1935, narrando a "manhãzinha" em os jovens chegavam à sua escola de "pastas a tiracolo", alguma apreensão e euforia. Estes exames funcionavam como um instrumento de contenção e seleção da população que chegava aos liceus públicos. Por isso mesmo, o liceu passou a ser visto como um lugar onde só uma determinada elite social chegava, afastando a educação de outras camadas da sociedade..Na publicação Ensino liceal (1836-1975), divulgada em 2009 e escrita por Jorge Ramos do Ó, o autor lembra que a primeira edição destes exames mostraram a eficácia desta estratégia, deixando 37,1% dos alunos que concorreram excluídos do liceu..A era destes exames de admissão só viu um fim em 1967. A sua extinção permitiu uma expansão do ensino pós-primário em Portugal, que foi evoluindo até à forma que hoje ostenta.
Há muito que a avaliação é motivo de acesos debates na educação. Certo é que há muito também que a avaliação faz parte da rotina educativa em Portugal, embora tenha sofrido severas alterações com o decorrer dos anos. Lembra-o a edição de 2 de agosto de 1935 do Diário de Notícias, que trazia logo à primeira página a recordação do primeiro ano e do dia (o anterior) em que vários alunos prestavam o seu exame de admissão ao liceu.."Os pequenitos prestaram ontem mais uma prova", lia-se na edição de 2 de agosto de 1935, narrando a "manhãzinha" em os jovens chegavam à sua escola de "pastas a tiracolo", alguma apreensão e euforia. Estes exames funcionavam como um instrumento de contenção e seleção da população que chegava aos liceus públicos. Por isso mesmo, o liceu passou a ser visto como um lugar onde só uma determinada elite social chegava, afastando a educação de outras camadas da sociedade..Na publicação Ensino liceal (1836-1975), divulgada em 2009 e escrita por Jorge Ramos do Ó, o autor lembra que a primeira edição destes exames mostraram a eficácia desta estratégia, deixando 37,1% dos alunos que concorreram excluídos do liceu..A era destes exames de admissão só viu um fim em 1967. A sua extinção permitiu uma expansão do ensino pós-primário em Portugal, que foi evoluindo até à forma que hoje ostenta.