'Voar é preciso' inclui fotos dos 80 anos da TAP.
'Voar é preciso' inclui fotos dos 80 anos da TAP. (Imagem cedida pela TAP)

TAP comemora 80 anos com livro que inclui 700 imagens históricas

Oito décadas da companhia áerea nacional são contadas através de centenas de fotografias raras. “É uma homenagem aos 80 anos da TAP”, diz a coautora Rita Tamagnini.
Publicado a
Atualizado a

A TAP comemora esta sexta-feira o seu 80º aniversário, com um conjunto de iniciativas que incluem o lançamento de um livro, Voar é preciso, que conta a história da companhia em 700 imagens, na sua maioria inéditas.

Criada a 14 de março de 1945, pela mão do então diretor do Secretariado da Aeronática Civil, Humberto Delgado (futuro candidato presidencial apoiado pela oposição anti-salazarista), a TAP teve a sua primeira linha comercial aberta a 19 de setembro do ano seguinte, entre Lisboa e a capital espanhola. O livro conta esta e outras histórias, com fotografias raras e outros elementos históricos.

A primeira ligação aérea da TAP, em meados da década de 1940, foi entre as capitais ibéricas.
A primeira ligação aérea da TAP, em meados da década de 1940, foi entre as capitais ibéricas. (Imagem cedida pela TAP)

“É uma homenagem aos 80 anos da TAP, celebrados este ano, contada através das suas aeronaves ao longo dos tempos, e a todos os que as fizeram e fazem voar todos os dias: os trabalhadores da Companhia”, disse ao DN/Dinheiro Vivo Rita Tamagnini, que é coautora do livro, juntamente com o empresário brasileiro Gianfranco Beting.

Questionada se a privatização da TAP - entretanto suspensa devido à crise política - poderá colocar em causa a sua identidade enquanto companhia de bandeira, a autora - que é, atualmente, diretora de Comunicação da empresa e tem um total de oito livros publicados sobre aviação - defendeu que a operação não porá fim a essa “portugalidade”.

“A história da TAP estará sempre ligada à História do País. A portugalidade faz parte do ADN da Companhia e não me parece que haja nada que possa mudar isso. Voamos em nome de Portugal e com Portugal nas asas há oito décadas”, defendeu Rita Tamagnini.

Voar é preciso
Autores: Rita Tamagnini e Gianfranco Beting
Formato: 25 x 32 cms, com capa dura
Número de páginas: 264
Editado pela TAP

Voar é preciso inclui material inédito que resulta de uma extensa pesquisa no acervo histórico da TAP. “Desde fotos nunca vistas a muito pouco conhecidas, passando por documentos que permitem o registo histórico e para a posteridade dos detalhes da carreira de cada uma das aeronaves ao serviço da Companhia, das suas parceiras e até mesmo de companhias que a antecederam”, frisa a companhia.

Com edição em português e inglês, inclui gráficos, perfis das aeronaves utilizadas ao longo de oito décadas, os mapas das rota, datas dos voos inaugurais e notas sobre modelos há muito esquecidos.

Memórias dos tempos em que os passageiros ainda embarcavam dirigindo-se aos aviões a pé.
Memórias dos tempos em que os passageiros ainda embarcavam dirigindo-se aos aviões a pé. (Imagem cedida pela TAP)

filipe.alves@dn.pt

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt