PIB cresce 1,9% em termos homólogos e 0,2% em cadeia no 3.º trimestre
A economia portuguesa cresceu 1,9% no terceiro trimestre deste ano, em termos homólogos, e 0,2% face ao trimestre anterior, segundo a estimativa rápida divulgada esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
A taxa de crescimento homóloga foi 0,3 pontos percentuais superior à registada no segundo trimestre deste ano, explicando o INE que "o contributo positivo da procura interna para a variação homóloga do PIB [Produto Interno Bruto] aumentou ligeiramente no terceiro trimestre, verificando-se uma aceleração do consumo privado e uma diminuição do investimento".
Por outro lado, o "contributo da procura externa líquida para a variação homóloga do PIB manteve-se negativo, registando-se uma aceleração das importações e das exportações de bens e serviços".
Já na evolução em cadeia, o PIB aumentou 0,2% em volume, uma taxa idêntica à verificada no trimestre anterior.
Segundo o INE, "o contributo da procura interna para a variação em cadeia do PIB permaneceu positivo no terceiro trimestre, observando-se um crescimento do investimento e do consumo privado". No entanto, a procura externa líquida "manteve um contributo negativo".
Estes números confirmaram as estimativas dos economistas consultados pela agência Lusa, que projetavam um crescimento homólogo entre 1,5% e 2,1% e um crescimento em cadeia de 0% (nulo) a 0,6%.
De acordo com o INE, esta estimativa rápida incorporou nova informação primária, nomeadamente no que se refere ao comércio internacional de bens relativo ao segundo trimestre de 2024.
Contudo, tal não implicou revisões nas taxas de variação homóloga e em cadeia do PIB divulgadas na edição das Contas Nacionais Trimestrais por Setor Institucional de 23 de setembro de 2024.
Esta é uma estimativa rápida a 30 dias, sendo que os resultados mais detalhados relativos à evolução das Contas Nacionais Trimestrais do terceiro trimestre deste ano vão ser conhecidos a 29 de novembro.
PIB da zona euro avança 0,9. Portugal sobe o dobro da média
O Produto Interno Bruto (PIB) avançou 0,9% na zona euro e na União Europeia (UE) no terceiro trimestre comparativamente ao período homólogo do ano passado, com Portugal a subir mais do dobro desta média, divulgou hoje o Eurostat.
Dados hoje divulgados pelo gabinete estatístico comunitário, o Eurostat, revelam que, no terceiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2023, tanto a economia da zona euro como a do conjunto da União Europeia (UE) cresceram 0,9%, subidas que surgem após crescimentos anuais de, respetivamente, 0,6% e 0,8% no trimestre anterior.
Já na variação em cadeia, o PIB corrigido de sazonalidade registou um acréscimo de 0,4% na zona euro e de 0,3% na UE neste terceiro trimestre deste ano, em comparação com o trimestre anterior.
Antes, no segundo trimestre de 2024, o PIB tinha crescido 0,2% na área da moeda única e 0,3% na UE, de acordo com o Eurostat.
Entre os Estados-membros para os quais existem dados disponíveis relativos ao terceiro trimestre de 2024, Portugal registou na variação homóloga um crescimento acima do dobro da zona euro e da UE, ao avançar 1,9%, apenas atrás de Espanha (3,4%) e da Lituânia (2,3%).